"DIRETORIA DO CENTENÁRIO” EMPOSSADA NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE

Em evento histórico, realizado na noite de 16 de julho, as diretorias executiva e de base foram empossadas para dirigir o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR), durante o quadriênio 2025-2029. Na ocasião, o presidente reeleito João Periard apresentou um balanço da última gestão e os projetos da nova administração.
Administrador por formação, Periard citou as dificuldades enfrentadas pelo Sindicato nos últimos anos, que foram marcados pelo período pós-pandemia e pelo forte impacto das reformas trabalhista e previdenciária, que produziram retrocessos significativos nos direitos trabalhistas e na atuação do sindicalismo brasileiro. O sindicalista também mencionou as maldades produzidas no Governo Temer, que incentivou o golpe contra a presidente eleita Dilma Rousseff, e, mais recentemente, a tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Derrotar a jornada 6x1 é um sonho que precisa ser concretizado. Tenho fé e acredito que caminhamos para construir um país novo e diferente para o povo e os trabalhadores”, declarou o presidente do SECBHR, lembrando que essa e outras metas só serão alcançadas a partir da renovação do Congresso Nacional. “Somente o voto consciente dos eleitores poderá eleger um Parlamento sintonizado com os anseios da maioria da população e dos trabalhadores, o que não vem acontecendo”, destacou o líder comerciário.
RENOVAÇÃO DA PRÁTICA SINDICAL
João Periard, que também é Secretário Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT), ressaltou os movimentos do SECBHR que visam renovar a prática sindical, como o lançamento de um Avatar, criado a partir do emprego da Inteligência Artificial (IA). Essa figura virtual poderá atender, informar e dialogar com os Comerciários da base territorial.
O sindicato está preparando colaboradores e diretores para o novo momento, ao ministrar aulas de prática sindical digital, como apontado pela IA, que incentiva a entidade nos seus 100 anos de vida a continuar se reinventando, com o firme propósito de prestar atendimento de qualidade para a categoria.
SUPERINTENDÊNCIA DO TRABALHO PRESENTE
Vindo de Ubá, onde participou do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores no Mobiliário, Carlos Calazans, titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), prestigiou a cerimônia de posse dos dirigentes comerciários.
O Superintendente, que completa 50 anos de Carteira de Trabalho assinada no dia 21 de julho, manifestou a honra por participar do evento e relembrou o apoio do presidente João Periard na campanha em defesa dos sindicatos, “que são entidades que abrigam a classe trabalhadora contra as tempestades e dificuldades”, disse.
Na condição de representante do governo federal, Calazans assinalou que “os mais velhos devem distribuir saber para que a juventude lute por seus direitos e não abra mão deles”. Conforme disse, “os jovens trabalham e contribuem para que os mais velhos possam se aposentar, fato que só é possível com a formalização do trabalho, que permite esse encontro de gerações. Esse pacto não pode ser quebrado”.
HONRAR A HISTÓRIA
Ao felicitar a diretoria empossada, ele fez um apelo para que os novos diretores “honrem a história do sindicato, que é um instrumento de luta para os trabalhadores e a sociedade”.
Carlos Calazans sublinhou o valor da presença do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte na caravana organizada pela SRTE/MG até Unaí, que compareceu na cena do crime que ficou conhecido internacionalmente como Chacina de Unaí. Ocorrido em 28 de janeiro de 2004, a emboscada vitimou três AuditoresFiscais do Trabalho e o motorista Ailton Pereira de Oliveira.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)