União Geral dos Trabalhadores

"DIRETORIA DO CENTENÁRIO” EMPOSSADA NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE

22 de Julho de 2025

 

Em evento histórico, realizado na noite de 16 de julho, as diretorias executiva e de base foram empossadas para dirigir o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR), durante o quadriênio 2025-2029. Na ocasião, o presidente reeleito João Periard apresentou um balanço da última gestão e os projetos da nova administração.

Administrador por formação, Periard citou as dificuldades enfrentadas pelo Sindicato nos últimos anos, que foram marcados pelo período pós-pandemia e pelo forte impacto das reformas trabalhista e previdenciária, que produziram retrocessos significativos nos direitos trabalhistas e na atuação do sindicalismo brasileiro. O sindicalista também mencionou as maldades produzidas no Governo Temer, que incentivou o golpe contra a presidente eleita Dilma Rousseff, e, mais recentemente, a tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Derrotar a jornada 6x1 é um sonho que precisa ser concretizado. Tenho fé e acredito que caminhamos para construir um país novo e diferente para o povo e os trabalhadores”, declarou o presidente do SECBHR, lembrando que essa e outras metas só serão alcançadas a partir da renovação do Congresso Nacional. “Somente o voto consciente dos eleitores poderá eleger um Parlamento sintonizado com os anseios da maioria da população e dos trabalhadores, o que não vem acontecendo”, destacou o líder comerciário.  

RENOVAÇÃO DA PRÁTICA SINDICAL

João Periard, que também é Secretário Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT), ressaltou os movimentos do SECBHR que visam renovar a prática sindical, como o lançamento de um Avatar, criado a partir do emprego da Inteligência Artificial (IA). Essa figura virtual poderá atender, informar e dialogar com os Comerciários da base territorial.

O sindicato está preparando colaboradores e diretores para o novo momento, ao ministrar aulas de prática sindical digital, como apontado pela IA, que incentiva a entidade nos seus 100 anos de vida a continuar se reinventando, com o firme propósito de prestar atendimento de qualidade para a categoria.

SUPERINTENDÊNCIA DO TRABALHO PRESENTE

Vindo de Ubá, onde participou do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores no Mobiliário, Carlos Calazans, titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), prestigiou a cerimônia de posse dos dirigentes comerciários.

O Superintendente, que completa 50 anos de Carteira de Trabalho assinada no dia 21 de julho, manifestou a honra por participar do evento e relembrou o apoio do presidente João Periard na campanha em defesa dos sindicatos, “que são entidades que abrigam a classe trabalhadora contra as tempestades e dificuldades”, disse.

Na condição de representante do governo federal, Calazans assinalou que “os mais velhos devem distribuir saber para que a juventude lute por seus direitos e não abra mão deles”. Conforme disse, “os jovens trabalham e contribuem para que os mais velhos possam se aposentar, fato que só é possível com a formalização do trabalho, que permite esse encontro de gerações. Esse pacto não pode ser quebrado”.

HONRAR A HISTÓRIA 

Ao felicitar a diretoria empossada, ele fez um apelo para que os novos diretores “honrem a história do sindicato, que é um instrumento de luta para os trabalhadores e a sociedade”.

Carlos Calazans sublinhou o valor da presença do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte na caravana organizada pela SRTE/MG até Unaí, que compareceu na cena do crime que ficou conhecido internacionalmente como Chacina de Unaí. Ocorrido em 28 de janeiro de 2004, a emboscada vitimou três AuditoresFiscais do Trabalho e o motorista Ailton Pereira de Oliveira.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)