União Geral dos Trabalhadores

Institucional

Home / Institucional

A UGT foi fundada em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores realizado em São Paulo, Capital.

 

É fruto da fusão das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS), Central Autônoma de Trabalhadores (CAT) e de um amplo grupo de sindicatos independentes.

 

Reunimos nossas ricas e plurais experiências de lutas e aglutinamos sonhos e esperanças de um mundo melhor.

 

Nossa missão é coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

 

A UGT Minas

Minas Gerais foi um dos primeiros estados a organizar a base ugetista em seu território. São, aproximadamente, 200 sindicatos filiados.

 

Sua sede é em Belo Horizonte e, como forma de descentralizar, expandir e democratizar suas ações, criou cinco regionais: Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sul de Minas, Vale do Aço e Norte de Minas.

 

A diretoria da central ugetista mineira é composta por trabalhadores e trabalhadoras que comungam os mesmos ideais e acreditam na unidade como forma de fazer avançar as lutas e as conquistas.

 

São prioridades da central investir na formação, treinamento e qualificação dos dirigentes sindicais e buscar novas formas de organização do movimento sindical.

 

É presidida, na atual gestão, por Paulo Roberto da Silva, presidente do SINDEAC. Antes, estiveram à frente da UGT-MG o companheiro Paulo Dias, do SINDMÓVEIS/MG, e o deputado federal Ademir Camilo, da Federação da Agricultura Familiar.

 

Novos rumos para o movimento sindical

Para a UGT-MG é fundamental fortalecer os sindicatos, tornando-os atuantes, coesos e presentes nas bases, para que haja avanços na pauta trabalhista.

 

A UGT-MG é aberta ao diálogo permanente e à negociação com os poderes constituídos, mas firme em suas decisões.

 

Além de defender as bandeiras da classe trabalhadora, defende também o diálogo com outros movimentos organizados da sociedade civil para fortalecer as lutas democráticas e progressistas gerais do povo brasileiro.