CURSO DA ANPT E CONFERÊNCIA DO TRABALHO SÃO TEMAS DA REUNIÃO DA OPERATIVA DA UGT-MG
A Operativa da UGT-MG reuniu-se nessa terça-feira, 4.11.25, na sede do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região – SECBHR. Um dos assuntos em pauta foi a avaliação do curso “Julgados do STF e Inovações Legislativas: Implicações Sindicais”, realizado nos dias 8 e 9 de outubro, em Belo Horizonte.
A avaliação é de que o evento ultrapassou as expectativas, seja em relação à organização e ao número de participantes, seja em relação ao nível dos palestrantes e dos temas abordados.
Iniciativa da Escola da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho – ANPT, o curso se tornou realidade graças ao apoio das entidades sindicais UGT-MG, FETHEMG, CONASCON, FENASCON, FEANCOSPAR, FEMACO E FETHERJ. Teve por objetivo atualizar dirigentes sindicais e profissionais do Direito sobre as decisões do STF e as mudanças legislativas que afetam diretamente a atuação sindical.
Outro tema da reunião da Operativa foi a participação da UGT-MG na Conferencia Estadual do Trabalho, que será realizada no dia 18 de novembro, no Sesc Paladium, em Belo Horizonte.
A central está mobilizando dirigentes de entidades filiadas para participar desse importante espaço de diálogo e construção coletiva, assim como tem feito nas etapas livres regionais realizadas no interior de Minas, preparatórios para a etapa estadual. São, ao todo, 12 encontros em diferentes municípios mineiros, iniciados no dia 14 de outubro, em Teófilo Otoni. O último será nesta quinta-feira, 6.11, em Juiz de Fora.
Sobre o planejamento para 2026, umas das metas é realizar um novo evento de formação e requalificação sindical, cujo formato, temática, data, local etc serão definidos posteriormente. Em breve voltaremos com mais informações.

