União Geral dos Trabalhadores

REUNIÃO DA OPERATIVA DEFINE AÇÕES PARA O PRÓXIMO PERÍODO

06 de Marco de 2024

Os membros da Operativa da União Geral dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais reuniram-se nessa terça-feira, 05/03, para definir estratégias de atuação em 2024 e avaliar a conjuntura nacional, estadual e municipal, dentre outros temas. A reunião foi na sede do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR), no centro da capital mineira, cujo espaço foi gentilmente cedido por seu presidente, João Pedro Periard.

Congresso Nacional dos Comerciários

Um dos assuntos em pauta é a realização de um congresso nacional dos comerciários, reunindo representantes da categoria de todo o país. Inicialmente, pensa-se em realizá-lo no final do mês agosto, em Foz do Iguaçu/PR, mas os detalhes ainda estão sendo finalizados.

 A UGT-MG, que integra a comissão organizadora do evento, defende que o congresso seja aberto à participação de entidades representativas de outras categorias de trabalhadores, com a inclusão de temas transversais, como o custeio sindical, por exemplo.

 Aliás, o financiamento da atividade sindical ainda gera polêmica e apreensão e necessita de debates mais aprofundados, até mesmo para definir o futuro de centenas de entidades sindicais que, com a reforma trabalhista, perderam sua principal fonte de sustentação financeira.

Evento mineir

A UGT-MG avalia, também, a realização de um evento próprio, específico para as entidades sindicais mineiras filiadas, antes do congresso nacional dos comerciários. O presidente Paulo Roberto da Silva está em negociação com o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais/MPT-MG para a realização de um evento conjunto, a exemplo do que aconteceu no ano passado. A dobradinha de sucesso poderá se repetir e, em breve, com as definições já encaminhadas, a central ugetista mineira fará um comunicado oficial às suas filiadas.

Panorama político

A reunião da Operativa foi aberta com uma explanação feita pelo cientista político Malco Camargos. Ele falou sobre o panorama político e o que se esperar nas eleições de outubro de 2024, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Avaliou as candidaturas colocadas ou especuladas, as alianças e o que as pesquisas preveem como resultado das urnas, tendo-se como base o cenário atual.

Covid-19 x  Adicional de Insalubridade

A reunião da Operativa contou com a presença do companheiro Luiz Amorim, assessor do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, e do advogado Marcelo Murinatti.O advogado falou sobre as centenas de ações que estão sendo movidas em todo o país, em nome das entidades sindicais de diferentes segmentos laborais.

O objetivo é garantir - aos trabalhadores que laboraram durante a pandemia da Covid-19 - o pagamento do adicional de insalubridade em seu grau máximo. As ações compreendem o período de 10/3/20 a 5/5/23 e são coletivas para que não haja exposição do trabalhador, beneficiando todos, independente de serem ou não associados.

Transitado e julgado

Marcelo Murinatti disse que muitas ações já transitaram em julgado e foram concluídas com êxito. O dinheiro é recebido pelo sindicato autor da ação, que o repassa aos trabalhadores contemplados. O advogado colocou o escritório dele à disposição das entidades interessadas.

Murinatti já havia se reunido com representantes de entidades sindicais filiadas à UGT-MG na segunda-feira, 04/03, também na sede do SECBHR, para falar sobre as ações reivindicando o pagamento do adicional de insalubridade.

 

Mais Fotos