União Geral dos Trabalhadores

PRESIDENTE DA UGT-MG É RECEBIDO EM AUDIÊNCIA PELO MINISTRO DO TRABALHO, LUIZ MARINHO, EM BRASÍLIA

14 de Marco de 2023

O presidente da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais, Paulo Roberto da Silva, esteve em Brasília nessa segunda-feira, 13/03/23, para uma audiência com o ministro do Trabalho e Emprego do Governo Lula, Luiz Marinho.

 Ele entregou ao ministro o convite para o seminário “Condutas antissindicais, fortalecimento e custeio do sistema sindical e a 4ª revolução industrial”, que será realizado pela UGT-MG no dia 23/03, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais/MPT-MG. Paulo Roberto deixou também um convite para que Luiz Marinho repassasse ao presidente Lula.

 “O ministro foi muito atencioso conosco e disse que não medirá esforços para estar presente no nosso evento. Não nos respondeu de imediato, porque iria consultar a agende dele com a assessoria”, disse o presidente da UGT-MG.

PREOCUPAÇÃO COM AS PORTARIAS ELETRÔNICAS

Paulo Roberto, que é também presidente do SINDEAC e da FETHEMG, esteve acompanhado do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (CONATEC), Paulo Ferrari.

 Eles aproveitaram para levar ao ministro uma situação que preocupa muito as entidades sindicais que atuam no segmento: o alto índice de desemprego ocasionado com a expansão das portarias eletrônicas nos condomínios, em substituição ao velho e bom amigo porteiro.

 “Essa é uma das facetas da 4ª Revolução Industrial que precisa ser amplamente debatida. Muitos trabalhadores, em diferentes setores da sociedade, estão perdendo seus empregos e com dificuldades para se inserir no mercado de trabalho”, explicou Paulo Roberto.

CUSTEIO E FORTALECIMENTO DO SISTEMA SINDICAL

 Outro assunto que esteve na pauta com o ministro Luiz Marinho foi a necessidade de se reorganizar a forma de custeio dos sindicatos. Medida urgente para que as entidades voltem a ser as protagonistas na luta em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora e da população brasileira. “Foi uma reunião muito produtiva e o ministro se colocou à disposição para dialogar sempre com o movimento sindical. Vamos evoluir nos debates e discussões com o governo federal para avançarmos em nossas reivindicações”, conclui o presidente da UGT-MG.