União Geral dos Trabalhadores

Seminário da UGT reforça necessidade de reação do movimento sindical para evitar a perda de direitos

25 de Abril de 2017

“1° de Maio 2017 - Dia Internacional dos Trabalhadores: 10 anos de luta da UGT e os desafios para superar a crise política e econômica do Brasil”. Esse é o tema do seminário que está sendo realizado em São Paulo pela União Geral dos Trabalhadores.

Em sua quarta edição, o evento, coordenado pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da central, visa provocar uma reflexão sobre o real significado do Dia dos Trabalhadores. Começou ontem, 24/04, e termina hoje, 25/04.

Estão sendo debatidos temas que hoje dominam o cenário político e econômico do País, com o intuito de organizar alternativas que fortaleçam o cidadão brasileiro – como trabalhador e como integrante de uma sociedade justa e democrática.

A UGT Minas Gerais está representada pelo secretário do Servidor Público, Eduardo Sérgio Coelho, que é também diretor do Sindipúblicos/MG. Ele fez uma avaliação das discussões que marcaram o primeiro dia do seminário.

“As opiniões convergem para a necessidade do sindicalismo brasileiro reagir a essa política nefasta de retirada de direitos imposta pelo governo federal, que compreende as reforma da Previdência e trabalhista e a terceirização irrestrita”, disse o dirigente mineiro

Do contrário, de acordo com ele, vamos ter um país altamente miserável e sem perspectivas para a classe trabalhadora, com o movimento sindical fadado a extinção.

Tragédia social
As palavras do representante da UGT-MG encontraram eco no discurso do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. Em seu discurso de abertura, ele enfatizou que o Brasil está vivendo uma verdadeira tragédia para o conjunto dos direitos trabalhistas e sociais e que este é o principal desafio imposto ao movimento sindical.

Patah denunciou que, dentro da estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego, existe a venda de cartas sindicais, o que fomenta a grande deficiência do sindicalismo, que é a fabricação praticamente de um sindicato por dia no País, que conta com a conivência da Justiça do Trabalho, instituições que nasceram do movimento sindical.

O tema foi abordado, também, pelo secretário de Organização e Políticas Sociais, Chiquinho Pereira, ao enfatizar que é preciso o movimento sindical levantar a cabeça e enfrentar os desafios impostos pelo governo federal.

Exposição UGT 10 anos
No dia 23/04, domingo, antecedendo o início do seminário, foi aberta a exposição “1º de Maio 2017 – UGT 10 anos – 17 objetivos para mudar o mundo”.

Ao longo da Avenida Paulista, maior polo econômico e cultural da cidade de São Paulo, estão expostas fotos que representam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos países do mundo até 2030.

Colocadas ao longo da Avenida, as imagens alertam a sociedade, de uma forma otimista e esperançosa, sobre o que pode ser feito para se obter um resultado positivo na Jornada 2030 – pelo cidadão, pela sociedade, pelo País, pelo planeta.

A exposição, inaugurada em frente ao Shopping Center 3, permanece no local até 28 de maio.

Com informações da UGT Nacional (www.ugrt.org.br)

Mais Fotos