UGT-MG PROMOVE LIVE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/PANDEMIA
A UGT-MG promoveu no dia 31/07 uma live com a participação de várias lideranças de entidades filiadas para discutir a viabilidade de se acionar o Judiciário para requerer o pagamento do adicional de insalubridade aos trabalhadores que laboraram durante a pandemia de Covid-19.
Quem discorreu sobre o tema foi o advogado Fernando Burattini, de São Paulo, que tem coordenado diversas ações de sindicatos de diferentes estados pleiteando o benefício em grau máximo. São entidades representativas de trabalhadores de diferentes categorias, independente do regime jurídico: se celetistas ou estatutários.
A receptividade no judiciário, segundo ele, tem sido grande, com o processo tramitando de 8 a 10 meses em primeiro grau e o mesmo período em segundo grau. Fernando Burattini se colocou à disposição para orientar as entidades que queiram também pleitear o adicional de insalubridade para seus representados.
Também participaram da live os advogados que prestam assessoria ao Sindeac e Fethemg, Ricardo Castro e o desembargador aposentado do TRT-MG, Antônio Fernando Guimarães.