União Geral dos Trabalhadores

Seminário da UGT-MG, em Poços de Caldas, debate temas que preocupam a classe trabalhadora e o movimento sindical

21 de Setembro de 2016

Quais são os mitos e verdades em torno do tão propalado déficit da Previdência Social? Quais são as propostas para que tenhamos uma Previdência Previdência Social pública, justa e solidária?

Esse é um dos temas a serem debatidos no seminário “Sindicalismo atuante, ético, combativo e inovador” que a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) promove no dia 6 de outubro, em Poços de Caldas, no Sul do Estado.

Além da Previdência Social, estarão em pauta outros temas que têm suscitado muitas dúvidas e apreensões na classe trabalhadora, como a reforma trabalhista (em especial, a proposta de que o negociado prevaleça sobre o legislado) e a terceirização sem limites.

Constam, ainda, assuntos como custeio sindical, projetos em tramitação no Congresso Nacional que são ameaças aos direitos dos trabalhadores e cenário político brasileiro pós eleições de 2 de outubro.

Voltado para lideranças sindicais, filiadas ou não à UGT-MG, o evento faz parte da estratégia da central ugetista de investir na formação e qualificação do movimento sindical, além de descentralizar os debates, levando-os ao interior do estado.

“O momento é grave, com sérias ameaças aos direitos dos trabalhadores. Não podemos permitir retrocessos e muito menos a retirada de conquistas históricas. Se quisermos superar os enormes desafios postos para a classe trabalhadora precisaremos melhorar - e muito - nossa intervenção política”, afirma o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva.

Segundo ele, subestimar a formação política é subestimar a própria razão de ser do movimento sindical. “Convocamos nossas entidades filiadas a participarem desse importante de conhecimento e façam reverberar em suas bases as reflexões e discussões realizadas”, conclamou Paulo Roberto.

Programação

14h - Abertura
Paulo Roberto da Silva, presidente da UGT-MG; Valdir Ribeiro, coordenador da Regional UGT Sul de Minas, e convidados.

14h30 às 15h10
PALESTRA: Desmistificando o Déficit da Previdência - Propostas para uma Previdência Social Pública, Justa e Solidária.

Décio Bruno Lopes - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal/ANFIP

15h10 às 15h30
Perguntas e debates.

15h30 às 16h10
PALESTRA: O novo quadro político-partidário no Brasil depois das eleições de 2 de outubro
Maurício Lara - Instituto Ver Pesquisa e Estratégia

16h10 às 16h30
Perguntas e debates

16h30 às 18h30
PALESTRA: Reforma trabalhista, negociado x legislado e custeio da atividade sindical
André Luiz dos Santos - DIAP; e
Geraldo Emediato de Souza - MPT 3ª Região.

18h30 às 19h
Perguntas e debates

19h - Eleições
20h - Jantar

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro, pelo e-mail: financeiro@ugtminas.org.br. Informações pelo telefone (31) 3222-2631.

O seminário será no Hotel Minas Gerais - Rua Pernambuco, 615, Centro.