União Geral dos Trabalhadores

Entidades sindicais deliberam calendário da Jornada Nacional de Lutas em Defesa do Serviço Público

26 de Agosto de 2016

Entidades sindicais de todo o país reuniram-se, nesta quarta-feira (24/08) na sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, em Brasília/DF, para definir calendário de ações para a Jornada Nacional de Lutas em Defesa do Serviço Público, rumo à greve geral, com objetivo de combater retrocessos a direitos trabalhistas e sociais consagrados no texto constitucional.

As sugestões foram encaminhadas na terça-feira (23), em reunião no Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal - Sindipol/DF.

Entre as atividades consensuadas, estão:

06 de Setembro de 2016 - Dia Nacional de Conscientização em Defesa dos Serviços Públicos. O objetivo é envolver todos trabalhadores públicos e privados do Brasil com o intuito de conscientizar e dialogar com a sociedade acerca dos projetos que atacam o serviço público nacional;

12*,*13,*14* de setembro - Caravana nacional com acampamento em Brasília.

13 de setembro - Ato unificado de todas as centrais, confederações, federações e movimentos sociais e estudantis.

14 de setembro - Plenária unificada com todos caravaneiros para avaliação do Indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.

14 de setembro - Concomitante as atividades em Brasília, Plenária e/ou reunião unificada nos estados para avaliação do indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.

15 de setembro - Reunião com as lideranças das centrais, confederações, federações para fazer balanço das atividades.

• Encaminhar parlamentares ao acampamento.

• Estender o convite aos sindicatos e federações de trabalhadores que estão em campanha salarial: petroleiros, correios, bancários, segurança pública, movimentos sociais e estudantis;

• Convocar reuniões estaduais do funcionalismo urgentemente para construir os fóruns Estaduais de Servidores Públicos em Luta e as caravanas;

Eixos centrais da caravana a Brasília e atos nos Estados:

• Em defesa do serviço público e dos trabalhadores.

• Destacar a PEC 241 e PLP 257 nos cartazes.

• No relatório, destacar os PLP 257, PEC 241, PLS 204/2016, PLS 559/13, PLS 389/15, MPs 726/16, 739/16, PL 4567/16, entre outras;

• Elaborar nota para Imprensa, denunciando os ataques aos serviços públicos. Destacar os projetos que estão tramitando no Congresso Nacional.

Os sindicalistas, na ocasião do encontro, indicaram nomes das centrais e entidades sindicais dos servidores públicos para a elaboração de requerimento que embasará o Movimento Unificado para debates na Câmara dos Deputados sobre a PEC 241/16.

As propostas acima deliberadas serão encaminhadas às bases das respectivas entidades sindicais com objetivo de viabilizar a execução dos encaminhamentos.

Participaram do encontro representantes das centrais NCST, CTB, UGT, CUT, Força Sindical, CSB, CSP Conlutas e Pública.

As entidades sindicais: CSPB, Fetasp/PB, Fesempre, Fenaspen, Anfip, Sinasefe, Fenasemp, Andes, Fenafirc, Aner, Sindvet, Aduf, Proifes-Federação, Sindicop-SP, Fessp-Esp, FenaPRF, Fasubra, Fenajud; Fenasps; Adfoc-SN, Dieese, Fesmepar, Sindilegis, Febrasp, Sindfazenda, Sindpen-DF, Sindireta, Sint-ifesgo, Sinal e Cobrapol, também integram e se somam ao Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público.

Fonte: Secom/CSPB
Foto: http://www.cspb.org.br/