União Geral dos Trabalhadores

Acordo com o governo põe fim à greve dos agentes do sistema socioeducativo em Minas Gerais

26 de Maio de 2016

Agentes socioeducativos, servidores administrativos e técnicos dos sistemas socioeducativo e prisional decidiram na quarta-feira, 25/05, encerrar a greve que já durava 14 dias em Minas Gerais.

Organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sindpúblicos), a mobilização contou com o apoio e a participação da UGT-MG.

A paralisação foi encerrada após reunião de negociação com o governo do Estado, que atendeu algumas reivindicações da categoria. 

Por exemplo, o governo se comprometeu a manter as carreiras de analistas, assistentes e auxiliares executivos na estrutura da futura Secretaria de Estado de Segurança Pública - SESP/MG, conforme consta do projeto de reforma administrativa enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, bem como a Política de Atendimento às Medidas Socioeducativas.

Também se comprometeu a criar um grupo de trabalho formal, composto por promotores, juízes, conselhos, Secretarias de Estado e representantes de técnicos e agentes socioeducativos, para reestruturar o sistema socioeducativo do estado. Esse grupo vai também discutir questões salariais.

O governo ainda autorizou a prorrogação por dois anos do concurso público SEPLAG/SEDS realizado em 2013.