União Geral dos Trabalhadores

UGT-MG realiza palestra sobre câncer de próstata

12 de Novembro de 2019

O domingo, 10 de novembro, pedia sombra e água fresca. Mas um grupo de pessoas, interessadas em informação de qualidade, deixou suas casas para ir até a sede da UGT-MG participar de palestra sobre prevenção ao câncer de próstata.

Os participantes são membros do Núcleo Pró Moradia da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais, coordenado pelo diretor Luiz Teodoro, o Luft. Foi ele quem organizou o encontro, aproveitando a campanha de conscientização do Novembro Azul, e conseguiu a proeza de encher o auditório da UGT-MG.

Como palestrante, o ex-paciente do Instituto Mário Penna, Marcos Barreto, que falou sobre a superação da doença. Em 2016, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, aos 46 anos, e hoje dedica a sua vida a conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce.

Em sua partilha de vida, ele falou da luta contra a doença e destacou a importância do cuidado com a saúde de maneira geral e, em especial, de vencer os preconceitos para a realização dos exames preventivos necessários.

Marcos Barreto também mostrou que, além da importância do diagnóstico precoce e do tratamento, manter uma atitude positiva é essencial no processo de cura. “Outro ponto muito importante é não se entregar a doença. Em nenhum momento deixei o câncer me levar para a cama e nem deixei de fazer as coisas que gosto”, ressaltou.

Sobre o câncer de próstata

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens. As chances de cura são grandes quando a doença é diagnosticada precocemente.

 

 

Mais Fotos