NOTA DE APOIO AOS CAMINHONEIROS EM GREVE
A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) vem a público manifestar seu incondicional apoio à greve dos caminhoneiros brasileiros.
Desde o último dia 21/05, nossos companheiros estão parados em várias rodovias do país, em protesto à alta dos combustíveis, em especial, do diesel, e pela isenção de impostos como forma de baratear os fretes.
Consideramos a greve absolutamente legitima e que a iniciativa impulsione o Brasil para um patamar de justiça tributária e social.
O transporte de cargas rodoviário é essencial para a economia brasileira e exerce papel fundamental no desenvolvimento econômico do país.
No entanto, a política adotada pelo governo, com reajustes praticamente diários dos combustíveis, inviabiliza a atividade, fazendo com que muitos abandonem o serviço e passem a engrossar a lista dos desempregados.
A luta encampada pelos caminhoneiros encontra respaldo também no seio da sociedade, que depende do transporte para o ir e vir em suas atividades diárias. A sociedade não suporta mais ter que a pagar a conta pelos desvios e desmandos na administração pública.
Não devemos perder de vista que a Petrobrás, um dos grandes patrimônios do povo brasileiro, possui seu papel social. Cabe ao governo encontrar formas de estabelecer os preços sem comprometer outras atividades que dependem do combustível.
Aos caminhoneiros brasileiros, o apoio e a solidariedade da UGT-MG.
Paulo Roberto da Silva - Presidente da UGT-MG