Maio Lilás lembra importância de sindicatos na defesa dos direitos trabalhistas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove, neste mês de maio, pelo segundo ano consecutivo, diversas atividades no sentido de lembrar a importância de discutir a liberdade sindical e da participação dos trabalhadores e trabalhadoras na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.
As ações da campanha Maio Lilás incluem debates, exposições, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades promovidas pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) e pelas procuradorias regionais, nos estados.
O lançamento oficial da campanha será no dia 7 de maio, na sede da PGT, em Brasília, em conjunto com a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (PRT 10) e contará com uma mesa-redonda sobre o tema “Liberdade sindical e reforma trabalhista”.
Além disso, haverá o lançamento da revista em quadrinhos sobre “sindicatos” e do site www.reformadaclt.com.br, que traz informações para trabalhadores e empregadores sobre a reforma trabalhista.
Para o procurador do MPT e coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical, João Hilário Valentim, “a discussão da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores nos seus sindicatos ganha relevância este ano, em especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da Lei 13.467/2017, a lei da reforma trabalhista.
Por que Maio Lilás
O mês de maio foi escolhido por ser o período em que se comemora internacionalmente o Dia do Trabalhador, e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.
Você tambem pode adeir à campanha
- Divulgando a versão digital da revista em quadrinhos sobre os sindicatos (EDIÇÃO Nº 34). Anexa. VER PDF NO DONWLOAD
- Colocoando mensagem nos sites e nas redes sociais ALUSIVAS À ATUAÇÃO SINDICAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.
- Utilizando a cor lilás nos respectivos sites.
- ILUMINANDO A SEDE COM A TONALIDADE LILÁS.
- COLOCANDO LAÇOS E/OU FAIXAS NOS EDIFÍCIOS DE SUA SEDE.