Servidores da Junta Comercial estão em greve por reajuste e fim do assédio moral
A greve, por tempo indeterminado, foi iniciada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) nessa segunda-feira, 28/08. A presidente da Associação dos Servidores da Jucemg (Asjuc), Alessandra Araújo, explica que eles estão sem reajuste, não receberam a gratificação garantida pelo Estado no acordo de 2015 e lutam para manter a atual política do vale-alimentação, que está prestes a mudar.
“A proposta é, em vez do vale, pagar por meio da folha, mas vinculando esse benefício a metas de produtividade, que ainda não sabemos quais serão”, afirma.
A categoria também luta por aumento. “O Estado diz que não tem dinheiro para reajustar salários, mas autoriza contratação de terceirizados”, questiona Alessandra. Segundo ela, são 180 servidores concursados em Minas Gerais e, aproximadamente, 300 terceirizados. Outra reivindicação é o combate ao assédio moral.
No dia 24 de agosto, representantes da Asjuc reuniram-se com a direção da Jucemg e com o assessor de relações sindicais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Carlos Calazans. A Jucemg e a Seplag solicitaram prazo até o dia 30 de agosto para posicionarem sobre todas as reivindicações.
No entanto, segundo Alessandra, até o momento a categoria não foi chamada para reunião com o governo do Estado, a fim de dar prosseguimento às negociações. Ela estima que 70% dos servidores estejam em greve. Por lei, é preciso manter 30% do quadro de funcionários.
Como forma de pressionar as autoridades, a Asjuc está distribuindo carta aberta aos deputados mineiros, na qual denuncia as promessas não cumpridas, a retirada de direitos, o sucateamento da estrutura funcional da Jucemg e o desmantelamento e descaso com as carreiras dos servidores.
A Jucemg recebe em média cerca de mil processos, entre pedidos de abertura e fechamento de empresas, emissão de certificados e declarações e registros empresariais.
Adaptado de: http://www.otempo.com.br/capa/economia/servidores-da-junta-comercial-entram-em-greve-nesta-segunda-1.1513439;
Com informações da Asjuc