União Geral dos Trabalhadores

Comerciários de BH empossam diretoria e criticam reformas do governo

24 de Julho de 2017

BELO HORIZONTE/MG – A diretoria eleita do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) foi empossada em solenidade realizada no dia 21 de julho, nas dependências da entidade, que contou com expressiva presença da classe e de representantes de sindicatos da categoria que prestigiaram o ato.

Composta por 100 diretores e liderada por José Cloves Rodrigues, que também é tesoureiro da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-Minas) e Secretário Nacional dos Comerciários da Central, o sindicato representa categoria na capital e nos municípios de Ibirité, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Raposos, Pedro Leopoldo, Sabará, Rio Acima, Vespasiano, Lagoa Santa e Caeté.Na diretoria que tomou posse, três ex-presidentes do sindicato: Ubaldo Guilherme Chagas (1986/1994), Carlos Alberto da Silva (1994/1997) e José Alves Paixão (2003/2013).

PRESENÇA DOS COMERCIÁRIOS DA UGT
Tamanha expressão motivou a presença de José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, maior entidade da categoria no continente, que é presidida por Ricardo Patah, também presidente da nacional da UGT. Presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá e Região (Sincomar), LeocidesFornazza, trouxe o abraço de 28 municípios que integram a base territorial da entidade no Noroeste do Paraná.

Em nome do presidente Waldemar Schulz Júnior, o conhecido “Mazinho”, Roberto Siedschlag, tesoureiro do Sindicato dos Comerciários de Joinville e Região, e Ronaldo Gualberto, presidente do Sindicato dos Comerciários de Contagem (Sintracc), representou mais de 30 mil empregados no comércio da principal cidade industrial de Minas. Diretor do Sintracc e secretário-geral da UGT-Minas, Fabian Schettini representou Paulo Roberto da Silva, presidente da central em Minas Gerais.

SAUDAÇÃO E ALERTA DO PRESIDENTE DA UGT
Impossibilitado de comparecer pessoalmente, Ricardo Patah, enviou vídeo em que desejou sucesso aos diretores empossados e frisou o momento desafiador para o Brasil e os trabalhadores, manifestando a confiança de que os Comerciários de Belo Horizonte ajudarão a sinalizar caminhos a serem percorridos. Em mesmo tom de alerta, José Gonzaga da Cruz, que representou Patah na ocasião, profetizou o ressurgimento do movimento sindical, com mais força e disposição.

Ao encerrar o ato, José Cloves falou da atuação diária do SECBHRM em favor da classe, com uma prática sindical que fiscaliza as condições de trabalho e o cumprimento das convenções coletivas de trabalho. O sindicalista ainda destacou o trabalho desempenhado para melhorar os benefícios e atrair novos associados, em ações nas áreas assistencial e social, que acompanham os progressos obtidos no campo salarial,e agradeceu o voto de confiança da categoria na gestão agora renovada.

Crítico das reformas trabalhista e previdenciária, que retiram direitos dos trabalhadores, Cloves reafirmou a responsabilidade e a convicção de que “os verdadeiros lutadores nunca tiveram vida fácil”, em clara menção à resistência do sindicalismo organizado contra os ataques contra os direitos sociais.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

 

Mais Fotos