Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?
O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta feira, 13.07, a proposta de reforma trabalhista que havia sido aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Com isso, abriu a temporada oficial de dúvidas dos trabalhadores.
E não sem motivos, pois a reforma promove mudanças práticas e importantes na vida dos empregados, como na jornada de trabalho, férias, banco de horas, remuneração, descanso intrajornada, trabalho Home Office, acordos coletivos etc.
A reforma trabalhista passa a valer 120 dias após ser sancionada pelo presidente, mas sofrerá mudanças nesse período. Michel Temer havia se comprometido com aliados a editar Medida Provisória (MP), alterando alguns pontos polêmicos da Reforma Trabalhista, e já enviou um esboço para avaliação dos parlamentares.
Entre os pontos que podem ser alterados estão a jornada 12x36, o trabalho intermitente, a possibilidade de mulheres grávidas ou que estejam amamentando trabalharem em locais insalubres, a indenização por danos morais, o trabalho dos autônomos, entre outras.
Confira, no ARQUIVO ANEXO, algumas mudanças introduzidas com a reforma. É só clicar e baixar o pdf.