Esquenta no dia 20 de junho, em MINAS GERAIS, mobiliza para a nova greve geral do dia 30
As centrais sindicais mineiras se reuniram na manhã desta terça-feira para avaliar a conjuntura e definir de que forma colocar em prática a agenda anunciada pelas centrais em nível nacional, em protesto às reformas trabalhista e previdenciária e por eleições diretas já.
No dia 20/06 (terça-feira da próxima semana) haverá ato público unificado em Belo Horizonte, na Praça Sete, a partir das 16 horas, que funcionará como um “esquenta”. Cada central deverá orientar suas entidades filiadas e regionais a promoveram ações semelhantes no interior do Estado.
O objetivo é informar e sensibilizar a população sobre a greve geral convocada para o dia 30/06 e mobilizar o maior número possível de trabalhadores.
As ações de mobilização devem continuar até o dia da greve e a palavra de ordem é panfletar em locais públicos de grande concentração popular e disseminar a informação nos bairros, comunidades, portas de fábricas, locais de trabalho etc. Para isso, podem e devem ser utilizados os instrumentos de comunicação disponíveis, como carros de som, faixas, boletins, redes sociais, reuniões e assembléias.
No dia da greve nacional, em 30/06, também haverá ato público unificado na capital mineira – estendendo-se para outras regiões, se possível. Os detalhes de logística e organização serão definidos em um próximo encontro das centrais.
A reunião na manhã de hoje aconteceu na sede da CTB. A UGT-MG esteve representada por seus diretores Eduardo Sérgio Coelho e José Alves Paixão. Estiveram presentes, ainda, lideranças da CSP Conlutas, Nova Central, CUT, CSB, Intersindical, Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência e Frente Popular Povo Sem Medo.
No 16/06, sob a coordenação da Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular, haverá concentração na Praça Afonso Arinos, às 16h, seguida de caminhada até a Praça da Estação para um ato cultural pelas “Diretas já”, programado para as 19h. As centrais sindicais foram convidadas a participar.