União Geral dos Trabalhadores

Abril verde - mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho

07 de Abril de 2017

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho. Desses, 2.8 mil resultaram em morte, 1,5 mil em sequelas permanentes e 251,5 mil em afastamentos por período superior a quinze dias.

Estão de fora dessa conta os acidentes não notificados e os eventos envolvendo trabalhadores autônomos, informais, servidores públicos e empregados domésticos.

Também não são contabilizados nesses números os gastos com tratamento de saúde, perda de produtividade e indenizações, entre outros. Ao incluir esses custos, a cifra pode alcançar, segundo a OIT, 4% do PIB, ou seja, mais de R$ 200 bilhões por ano.

Para combater essa realidade e chamar atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, foi instituída a campanha Abril Verde, dedicada à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Por que o mês de abril?

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/04), celebrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); e o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho (28/04), instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esta última foi escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat). 

Ações de conscientização

Durante todo o mês, em várias regiões do País são promovidos encontros, palestras, seminários, debates e mobilizações sociais. Em Minas Gerais, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, aderiu à campanha e convocou as entidades sindicais a fazerem o mês.

O que sua entidade pode fazer?

Iluminação de suas sedes com a tonalidade verde; colocação de laços verdes nos edifícios de suas sedes; exposição de fotografias em suas unidades, tendo como tema o meio ambiente do trabalho; colocar mensagens nos sites e redes sociais alusivas ao meio ambiente de trabalho saudável.

A UGT-MG adere a campanha e a cada semana, durante o mês, iremos publicar informações alusivas ao tema. Acompanhe faça isso você também.