União Geral dos Trabalhadores

UGT-MG e demais centrais organizam greve geral no dia 28/04

05 de Abril de 2017

No dia 28 de abril, o Brasil vai parar
Centrais sindicais mineiras definem as estratégias de paralisações e mobilizações no Estado

A UGT-MG e representantes das demais centrais sindicais em Minas - Força Sindical, NSCT, CTB, CUT e Intersindical - voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira, 05/04. O objetivo foi dar sequência à mobilização com vistas à greve geral, prevista para o dia 28/04 em protesto à retirada de direitos. O alvo são a reforma da Previdência, a reforma trabalhista e a terceirização sem limites.

A greve foi convocada pelas centrais sindicais em nível nacional e, em Minas Gerais, as entidades se articulam para envolver e angariar o apoio da população. Ao mesmo tempo, fazer com que trabalhadores de setores estratégicos cruzem os braços para garantir o sucesso da greve, não só em Belo Horizonte, como também na região metropolitana e no interior do estado. Na capital mineira está previsto, ainda, um grande ato público unificado, em local e horário a serem definidos em reuniões posteriores.

Para as lideranças sindicais presentes, a sociedade começa a tomar consciência dos graves prejuízos provocados pelas reformas em curso, fazendo-se necessária uma ação mais ostensiva no sentido de convocá-la para aderir à greve nacional. O propósito é persuadir as pessoas a não saírem de suas casas, em apoio à paralisação.

Assim, uma das definições da reunião de hoje foi ampliar a divulgação, por meio dos diferentes meios como outdoor, matérias pagas em veículos de comunicação, panfletagem em locais de grande circulação, reuniões de conscientização nas comunidades etc. Há diferentes estratégias já pensadas, que serão alinhavadas no momento oportuno.

Plenária Sindical, Popular e da Juventude
A plenária será realizada no dia 12/04, em uma grande tenda a ser montada na Praça da Estação, das 9h às 13h, com a participação de lideranças sindicais, de associações, de movimentos populares e sociais. Trata-se de uma plenária preparatória à greve geral.

Aliás, diga-se de passagem, foi reforçada na reunião das centrais, nesta quarta-feira, a importância de os sindicatos atuarem junto às suas bases no sentido de conscientizá-las e chamá-las para a greve geral.

Debate na ALMG com Paulo Paim, no dia 27.04
Dentro da estratégia de mobilização e conscientização, no dia 27/04 haverá debate público na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a presença do senador Paulo Paim (PT/RS). O debate, que acontecerá a partir das 14h está sendo organizado pela Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, da qual a UGT-MG faz parte.

Material gráfico
As centrais sindicais produziram, em nível nacional, o panfleto “28 de abril -vamos parar o Brasil. No tamanho a 4, frente e verso, traz os três motivos para cruzar os braços em 28.04: o governo quer que a gente morra de trabalhar sem aposentar; reforma trabalhista acaba com direitos históricos; e terceirização precariza o trabalho.

O panfleto estará disponível no site e no Facebook da UGT-MG para os que se interessarem em reproduzi-lo ou divulgá-lo em suas páginas e redes sociais.