José Cloves reeleito pelos Comerciários de BH
BELO HORIZONTE/MG –Secretário nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT), José Cloves Rodrigues foi reeleito presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), após apuração realizada em 17/3, no refeitório da entidade,que fica no Centro da capital mineira.
A chapa “União e Trabalho” recebeu votos em 15 urnas, fixas ou itinerantes, entre os dias 13 e 17 de março, que somaram 59,6% dos votos necessários. O grupo, integrado por 80 comerciários, mesclou trabalhadores experientes com jovens, de forma a renovar o perfil da diretoriaeleita do sindicato.
O compromisso de lutar por um piso nacional para os Comerciários, manter e ampliar os benefícios individuais e coletivos da classe e melhorar o ambiente de trabalho nos shoppings e lojas do hipercentro da capital e de estabelecimentos espalhados na região metropolitana faz parte da plataforma da chapa única eleita pela categoria.
Logo ao ser anunciado o resultado da votação, José Cloves reafirmou o compromisso com a prática do sindicalismo cidadão, que caracteriza o SECBHRM e a UGT, da qual o sindicalista é tesoureiro estadual. Agradecendo aos Comerciários, diretores e colaboradores, o presidente reafirmou seguir a luta contra a abertura do comércio aos domingos e pela redução da jornada e participação nos lucros e resultados das empresas, mas prometeu realizar mais convênios e continuar aprimorando a estrutura de atendimento aos trabalhadores e dependentes.
O prestígio do sindicato em nível nacional foi notado na presença de representantes da classe de outros estados, como José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que é presidido por Ricardo Patah, presidente nacional da UGT. A mesa apuradora foi presidida por Waldemar Schulz, presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville e Região e da UGT de Santa Catarina. LeocidesFornazza, presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar), cidade do Noroeste do Paraná, estava entre os apuradores.
Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)