No Dia do Aposentado, manifestantes saem às ruas de BH em protesto contra reforma da Previdência
Entidades sindicais promoveram na manhã dessa terça-feira, 24.01, um ato público na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, por ocasião do Dia Nacional do Aposentado.
Com o apoio das centrais sindicais, entre elas a UGT-MG, a data se transformou em um dia de luta, de protestos e de reflexão sobre a situação e as necessidades dos aposentados, principalmente neste momento em que tramita no Congresso Nacional a PEC 287/2016, a PEC da reforma da Previdência, encaminhada pelo governo federal.
O ato começou na Praça Sete, com palavras de ordem intercaladas com shows musicais. Depois, com carro de som, faixas e bandeiras, os manifestantes saíram em caminhada até a sede do INSS, também no centro da capital mineira.
Na opinião dos manifestantes, a PEC 287/2016 contém mudanças muito duras, que, se aprovadas, trarão prejuízos incalculáveis para o conjunto de trabalhadores.
A UGT-MG concorda que é necessária, de fato, uma reforma que garanta a sustentabilidade do sistema, mas não da forma como está sendo feita na PEC 287/2016 e não a qualquer custo. É preciso que se leve em consideração a justiça social e as conquistas históricas da população.
Por que 24 de janeiro
Esta data foi escolhida como o Dia Nacional do Aposentado porque nesse dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para trabalhadores de todas as empresas privadas das estradas de ferro. Até então somente os funcionários federais é que tinham caixa previdenciária e esse dia foi referendado como início da previdência social no Brasil.