Seminário aborda riscos e efeitos do benzeno para saúde do trabalhador
Discutir ações e medidas em relação ao trabalho com o benzeno, para minimizar os riscos à saúde do trabalhador. Esse é o objetivo do 1° Seminário Regional Sobre Exposição ao Benzeno e Danos à Saúde, que será realizado na quarta-feira, dia 10 de novembro, a partir das 8h:30, na Faculdade UNA, em Contagem-MG.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Contagem-MG, em parceria com as entidades: Sinpospetro-BH (Sindicato dos Frentistas de Belo Horizonte-MG), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Sintest-MG (Sindicato dos Metalúrgicos das bases de Ouro Branco, Belo Horizonte e Contagem/MG), e destina-se a trabalhadores em postos de combustíveis e demais profissionais que manipulam o benzeno, produto químico presente nos combustíveis. Altamente cancerígeno, a substancia penetra o corpo humano através da pele, respiração e ingestão.
Na programação, estão palestras com membros da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CPNPBz), representantes do Ministério Público do Trabalho, de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e de Sindicatos, entre os quais o Sinpospetro Campinas, cuja diretoria inclui um membro da CPNPBz. "A construção da política em saúde é coletiva e inclusiva” analisa , Possidônio Valença, presidente do Sinpospetro-BH, em cujo estado estão 40 mil trabalhadores da categoria.
Assessoria de Imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira