União Geral dos Trabalhadores

UGT-MG formaliza apoio à candidatura de João Leite à Prefeitura de BH

14 de Outubro de 2016

O candidato a prefeito de Belo Horizonte pela Coligação Juntos por BH (PSDB-PPS-DEM-PP-PRB-PRTB), João Leite, reuniu-se nesta quinta-feira, 13/10, com lideranças sindicais e entidades filiadas da UGT/MG, Força Sindical e Nova Central.

O local do encontro foi o auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), que cedeu suas dependências para selar a união das centrais sindicais com a candidatura tucana. O anfitrião foi o presidente José Cloves, que é também diretor da UGT-MG.

Cloves reiterou o apoio do movimento sindical à candidatura tucana por entender ser o melhor nome para Belo Horizonte e o mais comprometido com os interesses dos trabalhadores. O sindicalista lembrou os inúmeros problemas enfrentados pela capital, como os de segurança e de mobilidade urbana, que afetam sobremaneira a categoria comerciária.

O diretor da UGT-MG, Eduardo Sérgio Coelho, representando o presidente da central ugetista mineira, Paulo Roberto da Silva, destacou o apoio à candidatura de João Leite por ser a liderança mais preparada para fazer da capital mineira um lugar melhor para se viver.

Eduardo citou a necessidade de políticas públicas efetivas em favor dos trabalhadores e dos desempregados, entre outras, e o desejo do movimento sindical em poder contribuir com a administração municipal.

No breve discurso feito aos sindicalistas, João Leite garantiu que está preparado para assumir o comando da Prefeitura de Belo Horizonte e trabalhará em aliança com os trabalhadores e trabalhadoras. Em seu sexto mandato como deputado estadual, já foi também vereador, secretário municipal e secretário estadual, além de atleta por mais de 20 anos.

Ele lembrou que, na Assembleia Legislativa, presidiu Comissões Parlamentares de Inquérito que lhe renderam várias ameaças como a CPI que investigou a fuga do traficante Fernandinho Beira Mar e a CPI da Carteira de Habilitação. “Aprendi a não ter medo por causa de uma fé inquebrantável que trago comigo. Chego experiente, com mais força e mais coragem”, declarou.

Dizendo que a segurança é uma de suas prioridades, o candidato destacou que vai colocar todo o efetivo da guarda municipal munido de armas de fogo nas ruas para combater a criminalidade em Belo Horizonte. Para isso, prometeu criar um centro de formação e treinamento para os cerca de dois mil guardas municipais da cidade.

Como forma de prevenir a violência, com ênfase especial nas crianças e adolescentes, propõe também criar vilas olímpicas nas vilas e favelas da capital. O candidato prometeu, ainda, criar agência de contratação e manutenção de investimentos como forma de gerar empregos e investimentos na formação e qualificação da juventude.

Dentre outros programas de governo, citou também que fará uma administração transparente, com auditagem permanente nas contas públicas e divulgação no portal da transparência.

Ao final, os sindicalistas prestaram uma homenagem ao candidato, que faz aniversário nessa quinta-feira, com direito a bolo e “Parabéns para você”.