Diretoria do METABASE BH toma posse e renova compromisso de trabalhar na defesa dos direitos dos trabalhadores
A diretoria eleita do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos de Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Sabará, Santa Luzia, Rio Acima e Raposos (gestão 2016/2022) foi empossada na sexta-feira, 02/09. A festa, no Barreiro, reuniu associados e familiares, parceiros de luta e convidados. A UGT-MG, a qual o Metabase/BH é filiado, esteve representada pelo diretor Luiz Adriano Teodoro, o Luft.
Recepção
O presidente reeleito do sindicato, Sebastião Alves de Oliveira, carinhosamente chamado de Tião, foi um dos primeiros a chegar e fez questão de recepcionar pessoalmente os que foram prestigiar a solenidade de posse.
Entre abraços, tapas nas costas e apertos de mão, histórias de lutas e conquistas para os trabalhadores do ramo e, claro, as dificuldades enfrentadas pela categoria. Obviamente, não faltaram lembranças e casos colecionados pelo Metabase BH em sua trajetória.
Tião e membros da diretoria subiram ao palco para agradecer a presença e a confiança que os trabalhadores depositaram em seu nome. O dirigente foi breve nas palavras para, segundo ele, deixar que todos pudessem aproveitar a festa e se divertir. Com direito a coquetel e música ao vivo.
Sindicalismo cidadão
“Velho de guerra” no movimento sindical, ele começou sua militância no Metabase BH em 1991, quando foi eleito suplente. Em 1994 compôs a chapa como candidato a vice-presidente do sindicato. Em 1995 assumiu a presidência interinamente e, em 1997, foi eleito presidente efetivo. Desde então nunca mais abandonou a luta sindical.
“Permaneço na atividade porque ainda acredito que é possível praticar um sindicalismo cidadão em favor dos trabalhadores e da sociedade. Precisamos melhorar o nível escolar e a qualificação profissional dos trabalhadores, ter mais investimentos por parte do poder público em saneamento básico, saúde e moradia. É isso que me faz permanecer no sindicato. Posso não ver o resultado agora, mas o legado ficará”, comentou.
O Metabase BH filiou-se à UGT-MG em janeiro de 2014. De acordo com Tião, a escolha pela central se deu pelo fato de atuar politicamente para o bem social do conjunto dos trabalhadores, característica que não encontrou em outras estruturas sindicais de grau superior. “Estamos muito felizes com o trabalho sério realizado pela UGT-MG e pelo apoio que sua diretoria nos dá sempre que precisamos”, destacou.
Representatividade
Fundado em 1959, o sindicato representa mais de 20 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceirizados. “Com representatividade em sete cidades, é uma entidade bastante saudável, com uma política bacana e que já fez muito para a categoria ao longo de sua existência. Temos uma estrutura muito boa para os associados, inclusive, com colônia de férias na praia”, concluiu Tião.