União Geral dos Trabalhadores

Audiência pública em Uberaba, em 16 de setembro, vai debater a falta de segurança dos agentes penitenciários

06 de Setembro de 2016

O Presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (SINDASP-MG), Adeilton de Souza Rocha, e o diretor Daniel Anunciação estiveram reunidos com o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra.

O encontro teve como intuito tratar sobre a atual situação do sistema prisional da região do Triângulo Mineiro e a precariedade enfrentada pelos agentes de segurança penitenciária, principalmente em relação à falta de segurança dos servidores no exercício de suas funções.

O SINDASP-MG aproveitou a ocasião para protocolar um documento ao presidente da Câmara, solicitando uma audiência pública para o próximo dia 16 de setembro, pedido que foi prontamente atendido.

Há pouco mais de um ano, em 31 de julho de 2015, a agente penitenciária Vivian Cristina Medeiros Gonçalves foi morta a tiros nesta em Uberaba. Por volta das 5h30 a agente estava indo trabalhar quando foi alvejada. O crime ocorreu perto da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira.

No último dia 17 de agosto, o agente penitenciário Luciano Lucas dos Santos, 43 anos, foi assassinado no Bairro Santa Mônica, em Uberlândia. De acordo com as informações da Polícia Militar (PM), ele havia acabado de sair do trabalho e seguia para casa quando foi abordado por dois criminosos que estavam em um carro.

Apoie, participe!

O diretor do SINDASP-MG, Daniel Anunciação, faz um apelo às lideranças sindicais da região para que compareçam à audiência na Câmara Municipal e apóiem a causa da categoria, uma vez que segurança pública diz respeito não somente aos agentes penitenciários, como também a toda a população.

Ainda na audiência pública será debatida a precariedade no pronto-atendimento pelo IPSEMG, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais