Luta pela Secretaria Nacional dos Idosos
Centrais querem criar a Secretaria Nacional dos Idosos
Já está em andamento a criação da Secretaria Nacional dos Idosos, Aposentados e Pensionistas destinada a desenvolver e aplicar as políticas de apoio às condições e qualidade de vida da categoria em todo o país. A proposta para a sua formalização foi aprovada nesta quarta-feira (25/07), em reunião na sede nacional do Sindinapi, que contou com a participação de sindicatos de aposentados e das centrais sindicais.
O documento propõe que a futura secretaria seja integrada à estrutura do Ministério da Previdência Social e reúna as políticas voltadas aos idosos atualmente dispersas por oito ministérios. Os participantes também formalizaram um pedido de audiência com a presidenta da República, Dilma Roussef, em conjunto com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
A criação da futura Secretaria dos Idosos, Aposentados e Pensionistas conta com o apoio e a participação do diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Cid Pimentel, para quem a iniciativa significará um passo importante para o desenvolvimento de políticas efetivas para os idosos. Além de ser o braço do governo mais voltado para as necessidades dos idosos, aposentados e pensionistas, o Ministério da Previdência Social dispõe, por meio do INSS, de 1.217 agências – a maior capilaridade de um órgão público em nível nacional.