União Geral dos Trabalhadores

Comerciários de BH discutem saúde e segurança, em pleno domingo

04 de Julho de 2016

BELO HORIZONTE/MG – A permanente preocupação do Sindicato dos Comerciários da capital de Minas motivou a promoção do Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho, em pleno domingo (26/06), nas dependências do Royal Center Hotel, localizado no Centro da cidade.

A partir das 9h, com apresentação de palestras até às 17h, diretores e comerciários de supermercados e lojas receberam noções diversas de temas da atualidade. No temário, “Condições de Trabalho e Saúde do Comerciário”; “O papel da Fisioterapia na Saúde do Trabalhador”; “Bem-Estar e Saúde Mental”; “Legislação de Segurança no Trabalho Aplicada ao Comércio” e “Alimentação Saudável e Saúde”.

Auditora fiscal do Trabalho por 32 anos, a professora e perita judicial Ivone Corgosinho Baumecker observou que a piora nas condições de trabalho dos Comerciários em muito se deve à distração dos órgãos de segurança, em especial o Ministério do Trabalho, mas também de sindicatos.

VALOR DA AÇÃO SINDICAL
Para ela, “quando uma entidade sindical resolve enfrentar o problema, há melhorias possíveis, como os avanços observados no Projeto Comércio, no qual, há quatro anos, o Sindicato dos Comerciários da capital mineira, o Ministério do Trabalho e o segmento patronal atuam na adequação das áreas de vivência dos grandes estabelecimentos comerciais localizados na capital mineira”.

Os benefícios da ação conjunta se concretizaram na construção de espaços para refeitórios, sanitários, locais para guarda de pertences e acesso à água, que eram difíceis, especialmente nos shoppings centers. Geralmente, as áreas modificadas eram precárias, por não ser consideradas no projeto de construção.

A catedrática também relacionou a conquista da redução de horas trabalhadas, por meio da afirmação do direito de folga após o sexto dia trabalhado, assim como o reconhecimento da prerrogativa das caixas de trabalhar sentadas e do direito das vendedoras de sentar.

RECONHECIMENTO DA ATUAÇÃO
“Durante o período em que atuei com o Sindicato dos Comerciários de BH vi uma entidade que compreende as necessidades dos trabalhadores e está ciente do papel que deve desempenhar, agindo de forma positiva e mantendo vigilância constante para seja assegurado um ambiente de trabalho seguro, confortável e, sobretudo, mais humano, no qual as pessoas possam exercer as atividades sem um custo elevado para a saúde e a vida social”, disse Ivone Corgosinho Baumecker, ao elogiar o trabalho da diretoria presidida por José Cloves Rodrigues, que também é secretário nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores.

Após o intervalo do almoço, a Cia Solo apresentou esquete em que, de maneira divertida, colocou questões relacionadas à segurança no trabalho.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

Mais Fotos