União Geral dos Trabalhadores

Agentes de Limpeza Urbana de Contagem fazem bonito em corridas de rua

01 de Junho de 2016

Os agentes de limpeza urbana de Contagem mostram que têm duplo talento. Além de deixarem a cidade limpa e agradável, esses trabalhadores têm se revelado verdadeiros atletas nas pistas de corrida, com a participação vitoriosa em diversas competições. Somente em maio foram duas corridas e eles treinam duro para voltar a competir no próximo dia 5 de junho.

São seis atletas patrocinados pelo Sindi-Asseio: William Parreiras, Cristiano Fidélis, Welberth de Jesus, Wiler Dias Pinheiro, Lídio Carvalho e Gilberto Rodrigues. Recentemente, o sindicato fez parceria com a Associação Atlética de Contagem (AAC) para o treinamento e preparação adequada desses competidores. Se eles já eram bons competidores, ficaram ainda melhor.

“O esforço e o talento deles foram determinantes para que garantissem o patrocínio e o suporte técnico, além do acompanhamento de um treinador com experiência em corridas. E os colegas garis têm sido motivo de muito orgulho para todos nós”, disse o presidente do Sindi-Asseio, Leonardo Vale.

Corrida da Infantaria
Em maio, a primeira corrida de rua da qual os representantes do Sindi-Asseio participaram foi no dia 15, promovida pelo 12º Batalhão de Infantaria do Exército, de Belo Horizonte, nas modalidades 5 km, 10 km e 15 km, além de uma caminhada participativa de 2 km.

Willian Parreiras Cunha percorreu os 15 km em 53min14s, conquistando o segundo lugar geral. O colega Gilberto Rodrigues, com o tempo de 53min27s, ficou na terceira colocação.

Wiler Dias, com o tempo de 36min43s, ficou em quarto lugar geral na modalidade 10 km. Cristiano Fidélis abocanhou o 5º lugar e Lídio Carvalho, a 13ª colocação. Na modalidade 5 km, Welberth de Jesus ficou em 3º lugar geral.

Na segunda-feira (16/5), data em que se comemora o Dia do Gari, os atletas do Sindi-Asseio e membros da Associação Atleta de Contagem (AAC) foram recebidos na Centro Integrado de Defesa Social (Cids) de Contagem e parabenizados pelo secretário de Defesa Social, José Rodrigues.

5ª Corrida Fenae do Pessoal da Caixa
No dia 29 de maio, os agentes de limpeza urbana voltaram à pista, desta vez para participarem da 5ª Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, promovida pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, na modalidade 5 km. A boa performance fez com que subissem novamente ao pódio.

Willian Parreiras ficou na terceira colocação, na faixa etária de 20 a 29 anos. Gilberto Rodrigues galgou o segundo lugar, na faixa etária de 30 a 39 anos; e lídio Carvalho sagrou-se campeão na faixa etária acima de 50 anos. Além deles, outros membros da Associação Atleta de Contagem subiram ao pódio, para orgulho do presidente da AAC, Gilliard Torres Ferreira.

“Nenhuma equipe conseguiu uma marca tão expressiva como a da ACC. Além de campeões por equipe, masculino e feminino, fomos também campeões individuais. Geralmente, em todas as nossas participações, buscamos o pódio”, afirmou.

Como exemplo, Gilliard citou duas outras competições das quais membros da ACC participaram no próprio dia 29 de maio: a maratona do Rio de Janeiro e meia maratona de Resende Costa (MG). “Ambos com atletas no pódio em primeiro lugar. Foram três corridas no mesmo dia, com extremo sucesso”, declarou.

No próximo dia 5 de junho, a equipe se prepara para competir em Santa Luzia, na região metropolitana de BH. Será na Praça XV, à rua Geraldo Teixeira da Costa, no bairro Bom Jesus. A largada está prevista para as 8h30. A corrida será disputada nas modalidades 5 km e 10 km, nas categorias masculino e feminino.

“No que depender do Sindi-Asseio, nossos colegas terão todo o apoio necessário para conquistar novas vitórias, dentro e fora de Minas Gerais. Não bastasse o cansaço físico do trabalho no dia a dia, eles ainda dedicam o pouco tempo livre para a prática de esporte e esse esforço merece ser compensado”, reforça o presidente do Sindi-Asseio, Leonardo Vale.

Associação Atlética de Contagem
A associação é completamente voluntária. Seu intuito é ajudar crianças que vivem em regiões com índices de violência e oferecer auxílio a idosos. Outro objetivo é ajudar os atletas amadores e de alto rendimento na prática esportiva. Atualmente, aproximadamente 115 pessoas são beneficiadas pela AAC.