União Geral dos Trabalhadores

Servidores administrativos do sistema prisional e socioeducativo de Minas Gerais em greve por tempo indeterminado

11 de Maio de 2016

O SINDPÚBLICOS/MG convocou para esta quarta-feira, 11/05/16, uma greve por tempo indeterminado dos servidores administrativos do sistema prisional e socioeducativo de Minas Gerais. De acordo com a direção do sindicato, o governo do Estado tem ignorado completamente o acordo firmado com os trabalhadores, em maio de 2015.

Entre as reivindicações da categoria estão a concessão do auxílio-refeição, redução da carga horária, correção do adicional por local de trabalho e nomeação dos candidatos do concurso do edital SEPLAG/SEDS 07/2013 dos cargos de analistas, assistentes e médicos de defesa social.

Segundo o SINDIPÚBLICOS/MG, como se não bastasse o não cumprimento do acordo, o governo pretende sucatear o sistema socioeducativo, com a extinção da Secretaria de Estado de Defesa Social e criação de outras duas secretarias: de Segurança Pública e de Administração Prisional.

“O pior ainda, o governo irá transferir, sem opção de escolha, a lotação e o exercício dos servidores administrativos para outros órgãos, como a Fundação Caio Martins e a Secretaria de Desenvolvimento social, órgãos esses que não pertencem à segurança pública”, diz um dos trechos da convocatória distribuída pelo sindicato.

A mobilização dos trabalhadores de Belo Horizonte e região metropolitana será a partir de 10 horas, em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde a categoria deverá se concentrar diariamente. A greve foi convocada em todo o estado de Minas Gerais.