Delegação de Minas com participação ativa no segundo dia do IV Congresso Internacional de Direito Sindica realizado em Fortaleza (CE)
Nessa quinta-feira, 05/05, foram três mesas redondas, com a participação de representantes das entidades sindicais – de trabalhadores e patronais – e do poder público. A primeira mesa redonda do dia abordou o tema “Concepção de categoria e suas implicações nas práticas antissindicais”. Ainda pela manhã o IV Congresso debateu sobre “Projetos de Lei sobre Condutas Antissindicais” e Condutas antissindicais nas greves”.
No período da tarde a primeira mesa redonda foi sobre “Condutas antissindicais na legislação e jurisprudência da Comunidade Europeia” e “Condutas antissindicais na legislação e jurisprudência de Portugal”. Na sequência, “Recopilação do Comitê de Liberdade Sindical da OIT”. A programação do dia encerrou-se com a divulgação de verbetes sobre condutas antissindicais.
O seminário é organizado pela CONALIS - Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical no Ceará, do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o GRUPE - Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista e o FCSEC - Fórum das Centrais Sindicais no estado do Ceará.
A delegação da UGT-MG é composta por membros da diretoria da central e lideranças de sindicatos filiados. Pela manhã, um grupo distribuiu aos congressistas uma publicação da UGT-MG sobre a atuação dos sindicatos filiados e o financiamento sindical.