União Geral dos Trabalhadores

Sorteados recebem a moto que ganharam na Festa do Trabalhador

04 de Maio de 2016

BELO HORIZONTE/MG – O presidente da Força Minas, Vandeir Messias, e o representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT-Minas), França Alves, foram juntos entregar as motocicletas aos premiados na Festa do Trabalhador, realizada em Contagem, no dia 1ºde maio. O dia 3 de maio estava ensolarado, com o mesmo sol que brilhou no domingo na data mundial da classe trabalhadora.Os sindicalistas presenciaram a alegria de quem trabalha todos os dias e leva a vida com fé, sempre esperando que as coisas melhorem.

OUVIU NO RÁDIO E GANHOU A MOTO

Ediones Cardoso Santos tem 44 anos de idade, é natural de Jitaúna (Bahia), é morador do Jardim do Lago, em Contagem, e trabalha como operador de empilhadeira. Ele ficou sabendo da festa pela rádio e resolveu levar o filho para passear no parque e aproveitar o domingo ensolarado, em um lugar tranquilo e seguro.

- “O 1º de Maio é um dia que é nosso e os organizadores estão de parabéns, porque acertaram em montar aquela grande estrutura”, falou o feliz ganhador.

José Afonso Eloy Junior tem 27 anos de idade, é natural de Paulo Afonso, na Bahia, morador do bairro Belo Vale, em Santa Luzia, e um vigilante que procura emprego.Foi no evento para trabalhar e, chegando lá, foi incentivado a preencher o cupom para concorrer ao sorteio. Movido pela intuição, José Afonso levou consigo um capacete de motociclista. A moto que ganhou ajudará o vigilante a se locomover para trabalhar.

SORTE TEM QUEM ACREDITA NELA

Fortuna de Minas é a cidade em que nasceu Maria José Cunha, moradora do bairro Sitio das Poções, em Betim, que trabalha como empregada doméstica.

- “Chegar à festa foi rápido e animado” – disse, acreditando que poderia ganhar um dos quatro televisores, quatro notebooks, três motocicletas e um carro HB20, que seriam sorteados no evento. Bastava recortar o cupom do Jornal Super Notícia, veiculado na semana antecedente ao eventopara participar dos sorteios. O ingresso para a festa era simbólico: a doação de um quilo de alimento não perecível.

A ganhadora da moto foi atraída para a Festa do Trabalhador por todos os motivos: as atrações, a possibilidade de ganhar prêmios e o encontro com milhares de pessoas.

PROFISSÃO RECONHECIDA E REGULAMENTADA

A doméstica Maria José vai vender a motocicleta para quitar o apartamento e pagar algumas contas. Ela faz parte de um grupo de trabalhadores que, desde 1º de outubro de 2015, é lembrado no Dia do Empregado Doméstico, oficializado em 27 de abril, depois que a Lei 5.859, de 11 de dezembro de 1978, regulamentou a profissão, estipulando direitos e deveres de mais de sete milhões de profissionais.

O registro também serve para reafirmar os direitos dos profissionais conquistados pela Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas, legislação que torna obrigatório, dentre outros benefícios, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o pagamento de adicional noturno e o acesso ao seguro-desemprego.

A data é uma homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas domésticas e reconhece as profissionais responsáveis pela organização e bom funcionamento de uma residência familiar.

Renato Ilha, jornalista (MTP 10.300)