Comerciários de BH reúnem milhares, na Festa em homenagem a associados e familiares
SÃO JOSÉ DA LAPA/MG –Uma grande estrutura foi montada pela diretoria do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte para receber mais de cinco mil pessoas, entre associados e familiares, na festa comemorativa ao Dia Internacional do Trabalhador – 1º de Maio -, no Clube Vanderlei Teixeira Fernandes, desde as primeiras horas do dia.
No ano em que o sindicato completará 91 anos de vida, o presidente José Cloves Rodrigues preparou uma festa digna da importância social da classe para a economia e a própria sociedade. Também pretendeu marcar uma nova etapa da presença diária da entidade na vida do comerciário. Ainda mais no dia 1º de maio, quando as entidades classistas devem chamar os trabalhadores à reflexão e destacar o valor da união, como principal elemento de melhoria das condições de vida das categorias profissionais.
WINDSOR CAMPEÃ - O esporte, apontado por Cloves como fator de integração da classe, abriu as atividades do dia, com a disputa da partida final do Torneio de 1º de Maio, entre as equipes da Othon de Carvalho e Windsor. O placar elástico, de 5X0, correspondeu à intensidade do jogo, repleto de lances emocionantes, durante os 90 minutos.
Se no ano passado, o Sindicato dos Comerciários recém havia fechado a última Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e conseguiu acrescentar aumento real à recomposição salarial, em 2016 o debate principal se refere ao projeto de autoria do vereador Wellington Magalhães, presidente da Câmara Municipal da capital, prevendo o fechamento de parte do comércio aos domingos.
O próprio vereador participou da premiação e declarou a disposição de dar ao comerciário o mesmo direito da maioria dos trabalhadores, de descansar e passar os domingos com a família.
O dever do sindicato, de estar à frente da luta pelos interesses da classe, foi ressaltado pelo José Cloves no momento da premiação aos atletas.
LAZER E PREMIAÇÃO - As famílias, que ocupavam todas as áreas do amplo espaço do clube, saborearamchurrasco servido aos presentes, que também desfrutaram de espetáculo musical, intercalado por sorteio de prêmios, como geladeira, aparelho de televisão, forno micro-ondas e motocicletas.
Comerciários e dependentes deixaram as dependências do clube ao final do dia, depois de horas voltadas para o divertimento. Para José Cloves Rodrigues, que também é tesoureiro da UGT-Minas e Secretário nacional dos Comerciários daCentral, a diretoria do SECBHRM tem cumprido o papel que cabe a uma entidade sindical, de proteger direitos e ampliar as conquistas. O sindicalista destacou as melhorias constantes na estrutura da entidade sindical, seja na sede, no clube ou na colônia de férias, em Jacaraípe, no litoral capixaba.
Cloves falou da renovação de equipamentos na área médica e na manutenção do preço do almoço, no refeitório da sede, em R$ 3,50, mesmo com a alta dos preços dos gêneros alimentícios. Ele vê em eventos como o 1º de Maio uma oportunidade de reafirmar para a classe a disposição de ter os associados participando das atividades e de saber que podem contar com o sindicato.
Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)