União Geral dos Trabalhadores

Encontro das secretarias estaduais dos servidores públicos abre programação da UGT nacional comemorativa ao 1º de maio

25 de Abril de 2016

Os secretários dos servidores públicos das UGTs Estaduais se reuniram na tarde desse domingo, 24/04, no Novotel, em São Paulo. O encontro antecedeu o seminário “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”, promovido pela UGT Nacional nesta segunda e terça feiras (25 e 26/04) como parte das comemorações do Dia do Trabalhador - 1º de maio.

A reunião, que contou com a participação do secretário do servidor público de Minas Gerais, Eduardo  Sérgio Coelho, apontou algumas ações e estratégias a serem adotadas pela UGT em defesa dos servidores públicos.

Uma delas, em caráter de urgência, é uma campanha contra a aprovação do PLP 257/2016. Enviado pelo governo ao Congresso Nacional, esse projeto de lei prevê a renegociação das dívidas dos estados. Mas, para que isso ocorra, são impostas várias condições que comprometem diretamente os serviços públicos e a vida dos servidores.

Está prevista para a tarde de hoje, 25/04, em Brasília, uma reunião da UGT e demais centrais sindicais com o relator do projeto na Câmara Federal, deputado Espiridião Amim, para solicitar o apoio do parlamentar contra a proposta. “O PLP 257/2016 é criminoso, com prejuízo para os servidores de todos os níveis”, disse o secretário nacional do Servidor Público da UGT, Luiz Carlos Silva de Oliveira.

A reunião desse domingo apontou ainda a necessidade de uma ação efetiva da UGT contra a Portaria nº 20, de 15/04/2016, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que altera as regras para atualização dos dados cadastrais das entidades sindicais no CNES.

Os participantes do encontro também aprovaram a necessidade de o Brasil ratificar a Convenção 151, da OIT, que dispõe sobre Direito de Sindicalização e Relações de Trabalho na Administração Pública.

 

Agora pela manhã, com o auditório cheio, a UGT dá início às palestras e debates previstos no seminário “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”.

Realizado em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT), do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, o evento tem por objetivo promover reflexões e proposições em defesa dos trabalhadores e da sociedade.

 

 

Mais Fotos