União Geral dos Trabalhadores

Encontro Estadual do PTN acena para crescimento da legenda em Minas, tendo Ademir Camilo como representante na bancada federal

29 de Marco de 2016

O deputado federal e vice-presidente da UGT-MG, Ademir Camilo, foi um dos protagonistas do Encontro Estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte na tarde dessa segunda-feira, 28 de março.

Recém-filiado ao PTN, Ademir Camilo, em seu quarto mandato, é o único deputado federal representante do partido em Minas Gerais e, por isso mesmo, enaltecido pelos correligionários presentes no encontro. Ao justificar sua escolha pela legenda, ele disse que o PTN é um partido que oferece autonomia, liberdade e segurança.

“Um partido que não se vende, não ilude e não trapaceia seus companheiros. Chegamos com uma proposta: estar aberto para as grandes discussões do país. Temos plenas condições de fazer com que seja respeitado em todo o estado de Minas Gerais”, afirmou o parlamentar. Confiante, Ademir Camilo aposta no crescimento expressivo do partido no estado. “O PTN será o partido do futuro e dará, aos municípios, uma alternativa viável nas próximas eleições”.

Partido em ascensão
Presente no encontro, o líder do PTN na Câmara Federal, deputado Aluísio Mendes, do Maranhão, disse que o partido é o que mais cresce no parlamento. A bancada, que começou a legislatura em 2015 com quatro deputados federais, hoje conta com 13, um crescimento de mais de 200%, histórico na casa. “Cresceu porque tem um projeto diferente para o Brasil e está preocupado com o futuro do país”, ressaltou.

Presidente da Executiva Estadual do PTN em Minas e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Wellington Magalhães saudou a filiação de Ademir Camilo, como uma pessoa que agrega valores ao partido e fará com que a legenda cresça ainda mais em Minas Gerais. “Fez a escolha certa e vamos caminhar juntos, com muito diálogo”, declarou.

Também prestigiaram o Encontro Estadual do PTN, entre outras autoridades, o deputado federal Luiz Carlos Gomes do Chapéu (PTN/RJ), o deputado federal Júlio Delgado (PSB/MG), o deputado federal Gabriel Guimarães (PT/MG), o deputado estadual Durval Ângelo (PT/MG), o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Bernardo Santana, que representou o governador Fernando Pimentel.

Presentes, ainda, o chefe-adjunto da Polícia Civil, João Otacílio da Silva Neto; os ex-deputados estaduais Irani Barbosa e Sebastião Costa; vereadores e prefeitos do partido, o secretário-geral da UGT-MG, Fabian Schettini, além de militantes, filiados e simpatizantes.

Eleições municipais 2016 - novas regras
Uma parte do encontro foi dedicada a palestras sobre a Mini Reforma Eleitoral, aprovada por meio da Lei 13.165/2015. O intuito foi informar e atualizar os militantes e políticos da legenda sobre as mudanças na legislação eleitoral. Isso porque, este ano teremos eleições municipais.

A consultora Norma Suely Gonçalves falou sobre “Contabilidade eleitoral”, antes, durante e após as eleições. O advogado Júlio Firmino da Rocha Silva discorreu sobre “Direito Eleitoral: novas regras”. Coube à comunicóloga Elaine Wermelinger falar sobre “Marketing eleitoral”.

Segundo Norma e Júlio, a mini reforma trouxe mudanças significativas que podem colocar em risco uma candidatura. Chamaram a atenção, por exemplo, para o fato das novas regras reduzirem os gastos das campanhas (que antes eram livres) e para os limites impostos às contribuições por pessoas físicas.

Nos municípios com até 10 mil eleitores o teto de gastos de campanha será de R$ 100 mil para as majoritárias e de R$ 10 mil para as proporcionais. Ou seja, exigirá um planejamento estratégico muito bem organizado, assim como um acompanhamento rigoroso.

O perfil do eleitor
Já Elaine foi enfática ao dizer que os candidatos irão se deparar com um eleitor arredio e irritado. Por isso, devem ter clareza onde querem chegar e o que vão encontrar pela frente. “A visão do eleitor é de que a política é um lixo e que os políticos são todos iguais, farinha do mesmo saco. O sentimento não é mais de desesperança, mas de ódio por tudo e todos. Não conseguem separar alho de bugalho. A população tem fome de mudanças”, alertou.

Aos propensos candidatos, ela aconselhou: “avalie, sem emoção, o cenário atual de sua cidade, sua imagem e sua real possibilidade de disputar uma eleição. Pergunte-se: por que quero ser eleito? Se não conseguir responder a isso, ninguém vai comprar sua candidatura. Levante bandeiras que pode segurar e que sejam viáveis e desejadas. Faça menos promessas e tenha mais atitudes”.

O deputado Ademir Camilo informou aos presentes que o PTN está elaborando uma cartilha com as novas regras eleitorais a serem distribuídas aos filiados e interessados. O partido vai também orientá-los sobre filiação partidária, registro de candidaturas, entre outros temas.

As eleições, este ano, serão no dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (nos municípios onde haverá o segundo turno).

 

Mais Fotos