Greve pelo pagamento da PLR nas minas da Vale S.A.
O Sindicato Metabase BH iniciou nesta terça-feira, 23/02, greve dos trabalhadores da Vale S.A. em nove unidades localizadas nos municípios de Ibabirito e Nova Lima (MG). A greve ocorre em função do não pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) referente a 2015 – um dinheiro que é esperado todo o ano pelo trabalhador.
O comando geral da greve está presente no complexo de Vargem Grande, em Nova Lima. A UGT-MG, liderada pelo secretário-adjunto de Organização e Política Sindical, Luiz Adriano Teodoro, o Luft, esteve no local nas primeiras horas da manhã, em apoio à categoria e à paralisação.
Segundo o presidente do Metabase BH, Sebastião Alves de Oliveira, a adesão é de cerca de 80% e está tudo praticamente parado. “Chegamos ao extremo da greve depois de insistirmos na negociação por vários dias. A Vale está brincando conosco e precisamos acabar com a prepotência da empresa”, disse.
Sebastião afirma que, em todo o Brasil, a Vale demitiu cinco mil funcionários efetivos e 25 mil terceirizados e, ainda, acena com o reajuste zero de salários sob a alegação de manter a empregabilidade. “E, agora, nem a PLR querem pagar. Não podemos compactuar com essa situação”, reforça.
De acordo com o sindicalista, a greve irá permanecer o tempo necessário até que a empresa abra ao canal de negociações em torno da reivindicação justa dos trabalhadores.