União Geral dos Trabalhadores

Comerciários de BH começam preparação das campanhas salariais

22 de Janeiro de 2016

Mal começa o ano e a diretoria do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte se organiza para enfrentar as oito convenções coletivas de trabalho de diferentes segmentos do setor. Já nos primeiros dias de janeiro, o sindicato reuniu os diretores visando à preparação para as campanhas salariais que se desenrolam ao longo do ano.

Na primeira assembleia, do segmento lojista, realizada em 21/01, na sede da entidade, a apresentação da proposta de pauta, a partir das necessidades da classe, que contempla a realidade econômica do País, agravada por uma crise política de difícil solução.

José Cloves, presidente do sindicato e secretário nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT), explica tanto empenho pelo fato de os trabalhadores serem os mais prejudicados em períodos de crise, como o momento atual. Para ele, a dificuldade motiva a entidade sindical a mobilizar a categoria para enfrentar os pacotes do governo, sejam eles de natureza fiscal, trabalhista ou previdenciária, todos normalmente voltados para ameaçar direitos adquiridos.

O sindicalista defende como essencial a garantia dos direitos já escritos na convenção coletiva e junto dela a reposição das perdas, com obtenção de ganhos reais, visto que, com o crescimento da inflação, a queda do poder aquisitivo é contínua. Cloves também prega a melhoria constante do ambiente de trabalho e a fiscalização do cumprimento da jornada, assim como manifestaram os comerciários e diretores presentes na assembleia geral.

DIA DO COMERCIÁRIO - Em 8 de fevereiro o sindicato convencionou a folga relativa à passagem do Dia do Comerciário, de 30 de outubro de 2015. A preferência pelo período carnavalesco se justifica pela dificuldade de conseguir uma sequência de dias de folga, a não ser nas férias.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)