UGT Triângulo Mineiro leva apoio e solidariedade aos sem terra acampados em Ibiá
O coordenador da UGT Regional Triângulo Mineiro, Vilmar Antônio da Silva, visitou, no dia 02 de dezembro, os sem-terra que estão acampados na área da falida Usina Planalto, no município de Ibiá, no Alto Paranaíba.
Segundo ele, a visita atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araxá. Também estiveram presentes representantes do Sindicato da Agricultura Familiar e Rural de Limeira do Oeste.
De acordo com Vilmar, a UGT foi prestar solidariedade aos acampados que estão em busca de seus direitos e de suas sonhadas terras. “Estiveram conosco os advogados Dr. Douglas e Dra. Tânia que nos dão assistência jurídica na região. Fomos conhecer de perto qual é a realidade dos assentamentos e nos colocar à disposição para auxiliá-los no que for preciso”, disse o dirigente da regional Triângulo Mineiro.
A Usina Planalto decretou falência em 2012 e dispensou os trabalhadores que já estavam com os salários atrasados e não receberam direitos trabalhistas. Muitos deles saíram com uma mão na frente e outra atrás, não tendo sido feito o acerto rescisório. Grande parte desses trabalhadores é de Araxá e encontra-se acampada na fazenda.
“Colocamos as bandeiras da UGT no acampamento e aguardamos os próximos passos, visto que o processo para a revisão e o pagamento dos direitos trabalhistas encontra-se no Ministério do Trabalho. A UGT estará ao lado dos companheiros até que haja uma solução que seja benéfica a todos”, concluiu Vilmar Antônio da Silva.