União Geral dos Trabalhadores

Nota técnica do Dieese - A Importância da Organização Sindical dos Trabalhadores

02 de Dezembro de 2015

Segundo o CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais), existem em 2015, no Brasil, 11.173 entidades sindicais representativas de trabalhadores, presentes em todas as unidades da Federação.

 

Estima-se, de acordo com dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que cerca de 50 milhões de trabalhadores são representados por essas entidades.

 

Mais de oito mil entidades sindicais representam trabalhadores urbanos e quase três mil abrangem trabalhadores rurais.

 

As características das entidades sindicais no Brasil são algumas das informações que constam na Nota Técnica nº 151, do Dieese, publicada em novembro de 2015.

 

O estudo traz vários outros temas importantes para a compreensão do movimento sindical e do papel das lideranças sindicais.

 

Direitos dos trabalhadores e negociação coletiva

 

Um dos tópicos da publicação, por exemplo, indica que o fortalecimento da negociação coletiva no Brasil tem resultado no aumento do número de instrumentos firmados entre sindicatos e entidades patronais.

 

Entre 2007 e 2015, foram registrados no Mediador - sistema criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para depósito de acordos e convenções coletivas de trabalho - cerca de 44 mil convenções e aproximadamente 238 mil acordos, firmados por cerca de 55% das entidades sindicais cadastradas no CNES (6.121 das 11.173).

 

Outros temas

Entre outros temas abordados estão:Importância dos sindicatos na fiscalização dos direitos dos trabalhadores” e “Os sindicatos e as negociações de grandes temas nacionais”.

 

Vale a pena ler. Acesse, no link abaixo, a publicação completa.

 

file:///C:/Users/Cida/Downloads/DIEESE%20-%20NotaT%C3%A9cnica%20151%20-%20A%20Import%C3%A2ncia%20dos%20Sindicatos.pdf

 

Ou, baixe o pdf anexo.