União Geral dos Trabalhadores

Plenária Estadual de Entidades, Movimentos Sociais, Sindicais e Populares

13 de Agosto de 2015

Rumo à 8ª Conferência Estadual de Saúde - ainda dá tempo de mobilizar seu sindicato!

 

A plenária será realizada no próximo dia 22 de agosto, das 8 às 18h, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, à avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

 

Um de seus objetivos é elaborar propostas específicas das entidades e movimentos sociais, sindicais e populares a serem apresentadas e debatidas na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá de 1º a 4 de setembro.

 

Também na plenária serão indicados os delegados e delegadas que participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde.  Por isso, é importante que as entidades sindicais ugetistas se mobilizem para a participação no evento do dia 22 de agosto. O credenciamento será das 7h30 às 10h.

 

Serão indicados 240 nomes para a 8ª Conferência, que serão apreciados pelo pleno do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) na reunião extraordinária do dia 24 de agosto, compondo o critério de paridade entre os segmentos: 50% usuários, 25% trabalhadores e 25% gestores/prestadores de serviços de saúde.

 

Programação da Plenária Estadual de Entidades, Movimentos Sociais, Sindicais e Populares

 

  • Mesa de abertura, composta pela Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e por representantes das entidades e dos movimentos sociais;

 

  • Roda de Apresentação das pessoas presentes e movimentos para manifestação das dificuldades de acesso e acolhimento nas ações e serviços do SUS, nos Conselhos e nas Conferências de Saúde;

 

  • Grupos de trabalho;

 

  • Plenária para apresentação pública de todas as propostas que foram elaboradas pelos grupos;

 

  • Reunião para a indicação de nomes, a serem submetidos à aprovação pelo Pleno do CES para participarem da 8°Conferência Estadual de Saúde na condição de delegadas e delegados.

 

Sobre a 8ª Conferência Estadual de Saúde

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", o evento vai contar com a participação de todos os segmentos da sociedade que, juntos, vão definir as políticas públicas de saúde para Minas Gerais para os próximos quatro anos (2016 a 2019). É esperada a participação de cerca de três mil pessoas de todas as regiões do Estado.

 

A conferência é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e peloConselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG).“É um espaço onde a população, juntamente com os conselheiros de saúde, movimentos sociais e entidades sindicais, vão avaliar e debater a situação da saúde e elaborar propostas que visam melhorar a qualidade dos serviços do SUS”, esclarece o vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva.

 

A escolha dos participantes atenderá a critérios de promoção da equidade para assegurar a presença dos diversos segmentos sociais, como a população negra, indígena e rural, bem como as mulheres, os jovens, os homossexuais, os idosos e as pessoas com deficiência. A conferência tem a exigência de que, no mínimo, 50% dos delegados sejam mulheres.

 

Etapas

8ª Conferência Estadual de Saúde vai avaliar a situação da saúde em Minas Gerais com base nas prioridades e propostas provenientes das conferências municipais, realizadas até o dia 15 de julho.

 

Após serem apresentadas e debatidas, as propostas escolhidas pelos votos das delegadas e dos delegados vão compor o relatório final que será encaminhado à comissão organizadora da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que acontecerá em Brasília, de 1º a 4 de dezembro de 2015.

 

Na 15ª CNS será votado o relatório nacional, sob a perspectiva do direito de acesso à saúde pública de qualidade. A etapa nacional contará com 4.322 participantes, dentre eles, 3.248 delegados e 976 convidados.

 

E, a partir de 2016, se inicia a etapa de Monitoramento, que tem o objetivo de viabilizar o permanente acompanhamento, por parte dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, dos encaminhamentos e efetivação das deliberações aprovadas.