União Geral dos Trabalhadores

SINTRAL-MG completa cinco anos de luta em favor dos trabalhadores do segmento de locação

14 de Julho de 2015

Um sindicato estratégico, que cresceu, amadureceu, conseguiu organizar os trabalhadores na base e adquiriu respeito entre as categorias representadas e as empresas com as quais negocia.  Assim, Geraldo Anatólio da Silva avalia a atuação do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Locação no Estado de Minas Gerais (SINTRAL-MG), entidade presidida por ele e que completou cinco anos de criação nessa segunda-feira, 13 de julho de 2015.

 

Caminhando para a metade do segundo mandato, Geraldo, que é também secretário de Integração e Relações Institucionais da UGT-MG, afirma que a meta para os próximos cinco anos é estruturar ainda mais o SINTRAL-MG, consolidando-o como um sindicato forte e de muitas lutas vitoriosas.

 

“Não é fácil começar do zero. Por isso, só temos a agradecer. Demos um salto de qualidade e, hoje, somos referência para muitos trabalhadores, inclusive do interior, mas sabemos que os desafios ainda são grandes”, diz Geraldo, que aposta na união e no diálogo permanente com a base como forma de organizá-la para a luta. “Temos que ouvir, conversar muito, levar a mensagem aos locais de trabalho e estimular a participação”, completa.

 

O SINTRAL-MG foi fundado no dia 20 de novembro de 2008. Depois de muitas idas e vindas a Brasília, o registro sindical foi concedido pelo Ministério do Trabalho, no dia 13 de julho de 2010.

 

De acordo com Geraldo, o Sindicato nasceu da necessidade da representação da categoria dos empregados nas Empresas de Locação no Estado de Minas Gerais, que se encontrava desorganizada e sem representação sindical. Consequentemente, setores da classe patronal fazia o que bem entendiam, sem nenhum respeito pelos direitos dos trabalhadores.

 

A tesoureira do SINTRAL-MG, Cirlene Angélica Freitas, diz que, nestes cinco anos, foram assinadas várias convenções e acordos coletivos em prol do trabalhador em locação. “Por ser uma entidade sindical estadual, percorremos todos os anos o interior de Minas Gerais, fazendo assembleias e conhecendo de perto a realidade de cada trabalhador. Lutamos e queremos conseguir muitos benefícios para a categoria”, afirma.

 

Segundo ela, há um sonho que o sindicato quer realizar o mais breve possível: ter a sede própria para poder receber melhor os trabalhadores. “O nosso desafio é construir um sindicato forte e cada vez mais atuar conseguindo ajudar e fazendo sempre o melhor. Representar os trabalhadores em locação é uma honra pra nós”, ressalta.

 

O SINTRAL-MG tem abrangência em todo o território do Estado de Minas Gerais e representa a categoria profissional dos empregados nas empresas de locação, incluindo locadoras de veículos, empresas de locação de máquinas e de equipamentos agrícolas, industriais e comerciais; ferramentas; equipamentos médicos e hospitalares; aparelhos eletrônicos; locação de artigos para festas; vestuários; equipamentos e materiais esportivos e de lazer; sinucas e bilhares; informática; banheiros químicos e em locação de estruturas tubulares para montagem de palco.

 

Dia Nacional do Trabalhador em Locação

Na Câmara Federal tramita o Projeto de Lei nº 5.184/2013 que institui o 13 de julho como Dia Nacional do Trabalhador em Locação. De autoria do deputado Ademir Camilo, o PL foi apresentado em março de 2013. “Somos gratos ao deputado pela proposição do projeto, que, se aprovado, será uma grande conquista para os mais de 45 mil trabalhadores do segmento de locação do Estado de Minas Gerais”, finaliza o presidente do SINTRAL-MG, Geraldo Anatólio da Silva.