União Geral dos Trabalhadores

Mais cordialidade e menos intolerância

26 de Maio de 2015

Esse foi o tom da palestra proferida na tarde dessa segunda-feira, 25 de maio, pelo jornalista da Rádio Itatiaia, Eduardo Costa, como parte da programação da 1ª reunião da Executiva Estadual da UGT-MG. De acordo com ele, todos aqueles que exercem uma função pública, a exemplo do movimento sindical, têm uma responsabilidade muito grande de ser mais tolerantes com o diferente e o contraditório e, assim, contribuir para promover a paz.

 

Eduardo Costa citou como exemplo o “boom” verificado nos últimos anos com a ascensão da internet e, sobretudo, das redes sociais. “O clima anda muito estressado e as redes sociais vieram desmistificar a propensa cordialidade brasileira. Cada um escreve o que quer, muitas vezes de forma ofensiva. A internet significa um grande avanço tecnológico, mas trouxe também suas contradições”, afirmou o jornalista.

 

Segundo ele, essa nova realidade impõe ao movimento sindical a necessidade de qualificar e profissionalizar a comunicação com seus públicos, interno e externo. “As relações estão mudando e não podemos abrir mão da comunicação. Se as entidades sindicais têm alguma dificuldade, o ideal é que, havendo condições para isso, procurem uma assessoria qualificada que os oriente sobre os canais mais adequados. Senão, joga-se muito dinheiro fora, sem que se alcance os resultados esperados”, sugere.

 

Eduardo Costa chamou também a atenção para o poder político e econômico que domina a mídia no Brasil, não sendo diferente em Minas Gerais. Assim, abrir espaço para veiculação de informações relativas ao movimento sindical na imprensa tradicional é um desafio e tanto. “É preciso buscar as pessoas certas e o caminho certo. Há meios alternativos que podem ser explorados e outras mídias tão ou mais eficientes”, concluiu o jornalista.