União Geral dos Trabalhadores

Comemorações do 1º de Maio no Sindicato dos Comerciários

14 de Maio de 2015

O Clube Recreativo do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), localizado no município de São José da Lapa, a 25 quilômetros da capital, recebeu centenas de associados e seus familiares, no dia 1º de maio, para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador.

 

Em seus mais de 130 mil m² de área, crianças, jovens e adultos puderam desfrutar as diversas atrações preparadas pelo sindicato, como show musical, sorteio de brindes (TVs, geladeiras, micro-ondas, bicicletas etc), churrasco e a final do torneio de futebol, competição que já virou tradição no SEC.

 

Este ano, o 1º de maio teve um motivo a mais para ser comemorado em grande estilo. É que o sindicato está completando 90 anos de fundação, a serem completados no próximo mês de junho. “São 90 anos de muita dedicação e empenho na defesa dos direitos da categoria, tentando cada vez mais buscar a melhoria das condições de trabalho e de salários dos trabalhadores. Esse é um ano extremamente importante para todos nós”, diz o presidente do SEC e tesoureiro da UGT, José Cloves Rodrigues.

 

Segundo ele, para além das festas e dos momentos de lazer proporcionados pelo SEC, a entidade atua fortemente na conscientização dos trabalhadores, chamando-os à reflexão de que a união é fundamental para fazer avançar as conquistas da categoria. “Aproveitamos momentos como esse para comemorar e confraternizar e, ao mesmo tempo, para nos aproximar mais dos trabalhadores, mostrando a eles quais são nossas dificuldades do dia a dia, no que precisamos avançar e, sobretudo, que o sindicado é o seu principal instrumento de luta”, comenta. 

 

José Cloves ressalta que, em função da conjuntura econômica, 2015 não tem sido um ano fácil. Mas ainda assim o SEC, por meio do esforço de sua diretoria e da comissão de negociação, obteve avanços importantes na convenção coletiva dos comerciários, garantindo melhorias do ponto de vista do ambiente de trabalho e, também, ganho real na correção dos salários.

 

Como dirigente da UGT, José Cloves afirma que a central sindical tem um papel importantíssimo no cenário nacional, em função de sua representatividade, e a nova diretoria eleita em Minas Gerais está bastante coesa e disposta a fazê-la crescer ainda mais no estado. “Há uma vontade do presidente, Paulo Roberto da Silva, e dos demais membros da direção em se aproximar mais dos trabalhadores e dos sindicatos. Estamos chamando toda essa turma para se aliar à nossa luta e avalio que estamos no caminho certo”, declarou.