União Geral dos Trabalhadores

Presença expressiva dos Comerciários no 3º Congresso refletida na nova direção da Central

13 de Marco de 2015

CAETÉ/MG – A condução de José Cloves Rodrigues, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), à Secretaria de Finanças da diretoria eleita no 3º Congresso da UGT-Minas, realizado dias 13 e 14 de março, no Hotel Tauá, refletiu a grande presença da categoria no evento e na vida da Central, em Minas e no Brasil.

Maior entidade sindical filiada à UGT-Minas, o SECBHRM compareceu no 3º Congresso com expressiva bancada composta por diretores, assim como o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem (Sintracc), liderado pelo presidente Ronaldo Gualberto, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Betim (SEC-Betim), presidido por Celma Alves, e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Três Corações (Sidcomtrês), cujo presidente é Eloísio Godinho.

Junto a José Cloves, os dirigentes comerciários ocuparam cargos importantes na nominata da diretoria renovada. Ronaldo Gualberto, do Sintracc, é o primeiro nome do Conselho Fiscal; Celma Alves, do SEC-Betim, ocupa a Secretaria dos Trabalhadores no Comércio, tendo como secretário adjunto Eloísio Godinho, do Sindcontrês; José Alves Paixão, vice presidente do SECBHRM, é titular da Secretaria de Formação Sindical e Política; Everton Ferreira Ataíde, secretário-geral do SECBHRM, é o segundo nome do Conselho Fiscal; Wantuir Batista Marques, segundo secretário do SECBHRM, é secretário da pasta de Saúde e Segurança no Trabalho, e Julio Cézar Ferraz de Lima, secretário do Sintracc, assumiu a Secretaria da Juventude.

 

A representatividade da organização dos Comerciários mineiros é tal que, na data em que a categoria celebrava nacionalmente o Dia do Comerciário – 30 de outubro – sindicalistas de todo o país lotaram o centro de convenções do Dayrell Hotel, no Centro da Capital, na abertura da Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da União Geral dos Trabalhadores. O encontro, que prosseguiu no dia 31, foi convocado pela Secretaria do Trabalhador no Setor de Comércio da UGT e debateu o que, na prática, mudou para o comerciário a partir de 15 de março de 2013, quando a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamentou a profissão.

 

CENTRAL DOS COMERCIÁRIOS DO BRASIL – A adesão da Federação dos Empregados no Comércio de São Paulo (Fecomerciários) à União Geral dos Trabalhadores, em 13/02/2014, afirmou a condição da UGT de “Central dos Comerciários do Brasil”. A entidade, que já contava em seus quadros com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo – o maior da América Latina, com mais de 500 mil trabalhadores na base e que é presidido por Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, conta com os sindicatos de Comerciários de Belo Horizonte, de Contagem e de Betim, como mais de 300 mil. A Fecomerciários agrega a representatividade de 68 sindicatos e 2,5 milhões de comerciários paulistas, fato que eleva a representação da Central na categoria comerciária para um número superior a quatro milhões de trabalhadores no setor.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)