União Geral dos Trabalhadores

Centrais decidem agir juntas em atos de âmbito regional e nacional

10 de Marco de 2015

BELO HORIZONTE/MG – Em nova reunião ordinária entre as Centrais Sindicais, realizada em 10/03, na sede da Nova Central, Centro da Capital, três pontos importantes foram destacados pelos participantes. A promoção unitária de evento pela passagem do Dia 1º de Maio e de outro em razão do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, em 28 de abril, e a avaliação sobre o ato conjunto, realizado em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas (SRTE/MG), em 02/03.

Na ocasião, Edilason de Souza – Joca – compareceu em nome do presidente da UGT-Minas, deputado Ademir Camilo, e também considerou positiva a concentração diante do prédio do Ministério do Trabalho, justamente no dia em que passaram a vigorar as restrições ao acesso do seguro-desemprego, cujo enquadramento foi elevado de seis para 18 meses.

Na opinião de Antônio da Costa Miranda, presidente da Federação dos Rodoviários de Minas (Fettrominas) e presidente da Nova Central mineira, foi boa a participação de sindicalistas e populares na manifestação, que foi amplamente divulgada pela imprensa.

AÇÕES CONJUNTAS - As centrais, ainda, sinalizaram a realização de ato único no Dia Internacional do Trabalhador, em Belo Horizonte e principais regiões do estado. Mesmo admitindo pouca razões para comemorar, representantes da Força Sindical, CSP Conlutas, UGT, CTB e CGTB sustentaram a validade da luta pela manutenção dos poucos direitos adquiridos, especialmente após a edição das medidas provisórias 664 e 665, que alteram as regras de acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários.

Antes da 9ª Marcha da Classe Trabalhadora, marcada para o dia 9 de abril, em São Paulo/SP, as medidas provisórias perdem eficácia, tendo de ser tramitadas pelo Congresso Nacional.

Novo encontro entre as Centrais Sindicais foi agendado para as 10h, de 19/03, na sede da UGT-Minas, no Centro de Belo Horizonte.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)/Foto Daise Soares