Comerciárias recebem flores e aplausos, no Dia da Mulher
BELO HORIZONTE/MG – A tradicional homenagem às mulheres promovida anualmente pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região (SECBHRM), reprisou momentos de alegria e descontração, em evento que mobilizou comerciárias de todas as idades, na noite de 06/03. Cenário de encontros diários da classe, o refeitório do sindicato – que serve mais de mil pratos por dia – recebeu cerca de 300 pessoas, em mais uma festa com o clima familiar de sempre. Nas mesas, comerciárias que deixaram o trabalho e foram receber a primeira homenagem, quando o mundo lembra a importância social da mulher.
O evento antecipou homenagem da diretoria do presidente José Cloves Rodrigues pela passagem do Dia Internacional da Mulher - 8 de Março -, que, este ano, caiu em um domingo. Ao ingressar no prédio “União e Trabalho”, as associadas recebiam flores oferecidas e eram cadastradas para o sorteio de brindes.
TRABALHO EM CONJUNTO - O evento, organizado pela diretora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Conegundes Lopes Sebbe Pacheco, e contou com o apoio de diretoras e funcionárias do SECBHRM. Outra vez, coube à diretora de Assuntos Jurídicos: Marli das Mercês de Freitas, o papel de anunciar as premiadas pelo sorteio de brindes, como vale de compras em supermercado, viagem à praia, curso de inglês, eletrodomésticos e utensílios caseiros, forno micro-ondas, além de uma variedade de presentes.
Emocionada, Sebbe parabenizou as comerciárias e disse ser merecida a homenagem feita pelo sindicato. Ela conclamou as mulheres “a lutar pelo que acreditam”. O empenho da diretora foi salientado por José Alves Paixão, vice-presidente do SEBHRM, que também reconheceu o trabalho em equipe na organização da festa.
A FORÇA DA MULHER - Ao falar para uma plateia majoritariamente feminina, o presidente José Cloves destacou a crescente presença e valor da mulher na vida moderna. O sindicalista lembrou que são múltiplas as jornadas desempenhadas pelas mulheres, a partir da casa, no trabalho, e, novamente, no lar. Na ocasião, Cloves também representava UGT-Minas, da qual é dirigente nacional.
Em momento no qual o sindicato negocia a renovação da convenção coletiva de trabalho da categoria em geral, Cloves destacou a importância da luta constante, como faz o SECBHRM, que atua diariamente na solução de problemas gerais, no ambiente de trabalho, de natureza jurídica ou na mesa de negociação com os empresários.
VOZ ATIVA DA MULHER - Convidada especial do presidente José Cloves, a vereadora e Líder da Bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Elaine Matozinhos, focalizou a importância da denúncia em casos de agressão contra a mulher e a existência de legislação específica para julgar tal acontecimento. Ela elogiou o trabalho permanente do SECBHRM de reunir as mulheres e levantar questões relativas ao direito feminino e universal. Matozinhos vê no homem um ser consciente do valor da igualdade e que é um aliado na luta da mulher por respeito, salário igual e mesmas oportunidade.
A parlamentar é diplomada em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, possui mestrado em Instituições Públicas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec). Delegada de Polícia há mais de 30 anos, já exerceu suas atividades em quase todas as Delegacias Especializadas da SESP/MG e fundou as Delegacias de Mulheres e do Idoso. Eleita para o quarto mandato, sendo três na Câmara Municipal e um na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
HISTÓRIA DE LUTAS - Presidente de uma classe majoritariamente feminina, José Cloves Rodrigues, fez menção à notória força da mulher, fazendo ver que o Dia 8 de Março não é uma data casual, mas fruto da luta da mulher por igualdade e emancipação. Naquele dia, em 1857, operárias tecelãs norte-americanas morriam queimadas lutando pela redução da jornada de trabalho, que superavam 12 horas diárias.
Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)