Rodoviários de Contagem confirmam SINTETCON como representante da classe
CONTAGEM/MG – O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Urbanos, Intermunicipais, Fretamentos e Turismo de Contagem (Sintetcon) foi ratificado pelos Rodoviários da base como representante da classe no município. A reunião, ocorrida em 03/10/2014, teve lugar na sede da entidade e significou um passo a mais para a liberação da Carta Sindical, dentro das exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Sintetcon foi criado em assembleia dos trabalhadores, realizada em 10/12/2012, e cumpriu as determinações legais para ser constituído.
Legal e com moral na classe
Desde junho, o Sintetcon, presidido por Gerson Cezário, é a única entidade representante dos trabalhadores que transportam passageiros em Contagem, depois do registro feito em cartório e o CNPJ, na Receita Federal.
Mas ainda falta a Carta Sindical, que é o documento de identidade, feito no Ministério do Trabalho (MTE), o único organismo capaz de verificar a unicidade dos sindicatos na mesma base territorial.
Depois de dois anos de espera do registro em cartório, enfim foi obtido, judicialmente, o direito de registro da entidade sindical.
A identidade na luta e a convivência natural com a categoria estão confirmadas no papel. O SINTETCON é uma realidade.
Clube dos Comerciários, em Esmeraldas
Uma das vantagens dos sócios do SINTETCON será o acesso gratuito ao Clube Pousada dos Comerciários, em Esmeraldas, a partir de maio. Descanso em meio à natureza é uma das melhores opções para quem atende o público e enfrenta uma dinâmica de trabalho estressante.
A intenção da diretoria é ampliar a prestação de serviços nas áreas médica e odontológica, com funcionamento na sede e noutros endereços conveniados.
Perda no saldo do FGTS no saldo pode chegar a 88,3%
Desde 1999, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores brasileiros vem sendo corrigido de maneira errada. O confisco na correção chega a 88,3%. Só nos últimos dois anos, somam aproximadamente 11% de perda.
Para resgatar o prejuízo, o setor jurídico do Sintetcon vai ingressar na Justiça com ação em favor dos trabalhadores, gratuitamente.
COMO O FGTS É CORRIGIDO- A correção do Fundo de Garantia é feita da seguinte forma: Todo ano a Caixa Econômica Federal aplica sobre o valor depositado na conta do Fundo de Garantia de cada trabalhador a correção de 3% + TR (Taxa Referencial, aplicada mensalmente). A TR é um valor publicado todo mês pelo Governo Federal. Os valores não podem ser modificados. No entanto, o Banco Central manipula o valor da Taxa Referencial a ser aplicado no FGTS. Sempre para baixo!
Para recuperar a perda, o trabalhador deve procurar o Sintetcon, na Av. Dr. Guilhermino de Oliveira, 451, Bairro Novo Eldorado, Contagem/MG, de segunda a sexta-feira, de 09h às 12h e de 14h às 17h, para conhecer o direito e abrir o processo.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Cédula de identidade;
- Comprovante de endereço;
- Número do PIS, escrito na Carteira de Trabalho;
- Cópia da Carteira de Trabalho nas páginas de identificação do trabalhador;
- Extrato do FGTS de todo o período (pegar na Caixa Econômica Federal, ou
no site www.caixa.gov.br).