União Geral dos Trabalhadores

Parceria entre sindicato e Senac oportuniza cursos gratuitos para Comerciários da Capital

30 de Novembro de 2014

BELO HORIZONTE/MG - O compromisso social do sindicalismo é notado, diariamente, na prestação de assistência nas áreas médica, odontológica e jurídica, além da luta constante pela melhoria das condições salariais. Sem descuidar das atividades sociais, esportivas e de lazer, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM) ainda atua no campo da educação e formação profissional.

A parceria estabelecida entre o SECBHRM e o SENAC, na oferta de cursos gratuitos na área de comércio, gestão, hospitalidade e idiomas, possibilitam desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional da categoria, na busca por melhor colocação no mercado de trabalho.

Com pré-requisito fácilitado – possuir ensino fundamental completo e idade entre 16 e 18 anos – os cursos têm carga horária variando de 20 até 60 horas e prestados à turmas reduzidas, sendo voltados à prática diária do comerciário, ao focalizar momentos vivenciados pela classe, como Estratégias de Negociação; Excelência em Vendas; Técnicas de Vendas; Excelência no Atendimento ao Público; Marketing Pessoal; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, e Inglês Básico Aplicado aos Serviços Turísticos.

DIDÁTICA OBJETIVA - Pragmático, o conteúdo objetiva aperfeiçoar conhecimentos e habilidades dos alunos. Na disciplina “Excelência no Atendimento ao Público”, com carga horária de 20 horas e 30 vagas, noções de Importância em Qualidade, Perfil do Cliente, Atendimentos Interno e Externo, Relacionamento Interpessoal no Atendimento, Comunicação Eficaz e Atendimento de Reclamações.

Já o curso de “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, com duração de 40 horas e vagas para 18 alunos, uma extensa didática, composta por itens como Produção de Alimentos Seguros, Contaminantes Alimentares, Perigos Químicos, Físicos e Biológicos, Doenças Transmitidas por Alimentos, Manipulação Higiênica de Alimentos, e Legislação Vigente.

Para o presidente José Cloves Rodrigues (foto), os trabalhadores precisam contar com a ação propositiva das entidades, que vai além da valiosa representação sindical. “Prestes a completar oito décadas de fundação, o SECBHRM, fundado em 11 de junho de 1925, segue acompanhando o cotidiano da vida da família comerciária”, assinala o sindicalista.

 

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)