Escoteiros do Brasil promovem IV Mutirão Nacional de Doação de Sangue
Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente são coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, número que representa apenas 1,8% da população fazendo doações. A maioria dos Bancos de Sangue do País sofre com os estoques baixos durante quase todo o ano, situação que piora com a chegada do período de férias e festas de fim de ano.
A durabilidade do sangue é outro ponto que reforça a necessidade do hábito de doar. Apesar do armazenamento em bolsas plásticas com características especiais para a conservação, o período de duração varia de cinco até 42 dias. O fato se explica porque, para conseguir um maior aproveitamento, o sangue pode ser dividido em quatro componentes: as hemácias, as plaquetas, o plasma e o crioprecipitado, e cada um deles possui tempo próprio de duração, podendo ser utilizados em situações clínicas diferentes, como em pessoas com anemia, cirurgias, transplante de medula, coagulação, etc.
SEMPRE EM NOVEMBRO - A promoção da quarta edição do Mutirão Nacional de Doação de Sangue Escoteiros do Brasil acontece em novembro, com foco no último fim de semana do mês, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado dia 25. Simultaneamente, ocorre o cadastramento para doação de medula óssea. Uma amostra de sangue é coletada e os dados do doador ficam armazenados em sistema que busca doadores compatíveis – a chance de compatibilidade é de uma em cem mil, aproximadamente.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do doador e incentivar a transformar do gesto como rotina. Grupos de escoteiros de todo país promovem ações para esclarecer dúvidas da comunidade, apresentar a importância da doação e a diferença que o ato pode fazer na vida de outras pessoas e os jovens e adultos que se encaixam nos requisitos, realizando doações.
Em 2014, 18 estados brasileiros participam da ação, cada um deles com equipe de coordenação que auxilia em atividades desenvolvidas e que podem ser contatadas por meio do site oficial do Mutirão: http://pelavidadoumeusangue.com/coordenadores.html
MUTIRÃO NACIONAL - A prática do bem ao próximo é um dos lemas dos escoteiros. Fazer o bem e conseguir impactar toda uma comunidade é um dos objetivos. Forma de confraternização nacional, o Mutirão Nacional de Doação de Sangue é um projeto que visa criar consciência da importância do ato. A ideia surgiu entre jovens do Grupo Escoteiro Mangabeiras (21°/MG), que viram no Mutirão uma forma de exercer a solidariedade e salvar vidas.
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, o movimento educacional de jovens conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. A principal característica do movimento está em envolver o cotidiano das famílias.
UTILIDADE PÚBLICA - Criado em 1924, o grupo Escoteiros do Brasil é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, que valorizam o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 grupos escoteiros. Unidos ao movimento que agrega cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal no 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei n° 8.828/46.