Campanha 'Novembro Azul' alerta os homens para lutar contra o câncer de próstata e o preconceito
Assim como a campanha “Outubro Rosa” chamou a atenção das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do auto-exame, em novembro, é vez de alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, na campanha “Novembro Azul”.
O alerta a prevenção do câncer de próstata e a importância do exame de toque são providenciais, já que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. O percentual é alarmante: a cada seis homens, um é portador da doença.
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em maio de 2013, revelou que, de cinco mil homens consultados, 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, que é básico para detectar o câncer de próstata. A negativa em fazer o exame contribui para elevar de incidência da doença. Entre os acometidos pela doença, cerca de 60 mil homens são identificados no Brasil, anualmente, dos quais mais de 10 mil são levados ao óbito.
Para alterar o cenário, será preciso mudar o costume em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque, por meio de ações presenciais e de interatividade, a partir da realização de fóruns de discussão, participação em eventos culturais e esportivos e atuação no ambiente de trabalho.
DESINFORMAÇÃO - Em lembrança do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro - foi criado o Novembro Azul, movimento que surgiu na Austrália, em 2003, e que marca ações relacionadas à doença.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer - 27 de novembro -, é uma data para lembrar que, apesar de toda a evolução nos tratamentos, milhares de brasileiros ainda morrem em decorrência de tumores. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que os cânceres são a segunda maior causa de morte por doença no país, muitas vezes por falta de informação ou diagnóstico precoce.
O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. Mais informações no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.
PRÓSTATA E PRECONCEITO - A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e possui forma e tamanho semelhantes a de uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e tem como principal função, juntamente com as vesículas seminais, a produção do esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estimativa realizada entre 2012 e 2013 identificou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.
O preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. A resistência masculina em ir ao médico regularmente faz com que a descoberta da doença ocorra já em estágio avançado.
Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)