Atletas e participantes elogiam “I Corrida de Rua dos Comerciários”
Atletas e participantes elogiam “I Corrida de Rua dos Comerciários”
BELO HORIZONTE/MG – O êxito da “I Corrida de Rua dos Comerciários”, organizada pela diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), em 09/11, foi notado na declaração dos participantes da promoção, entre integrantes da classe, atletas profissionais, amadores e iniciantes. A promoção, liderada por José Cloves Rodrigues, presidente do sindicato, foi um dos destaques esportivos da Capital no domingo.
Maria Vitória, 30 anos, administradora (na foto principal com o presidente Cloves), foi a primeira colocada entre as comerciária competidoras no percurso de 5km. A vontade de emagrecer fez com que a corrida entrasse na vida da comerciária, que pesava 93 quilos e, após reeducação alimentar, perdeu 28 em oito meses. A perda de peso e o começo da prática esportiva fizeram aparecer os primeiros resultados em competições, comemorados por ela com “alegria, saúde, qualidade de vida. Atleta há seis anos, e competidora de mais de 150 provas, Vitória elogiou o trabalho do treinador, que aprimorou a condição atlética. E para quem leva vida sedentária, a campeã recomenda atenção à alimentação e pratique atividade física, pois a saúde está em jogo.
Maria Aparecida da Cunha, 38 anos, venceu entre as comerciárias que correram 10 km. Ela havia vencido a modalidade na “Corrida e Caminhada do Sintracc”, promovida pelo Sindicato dos Comerciários de Contagem e revelou que o começo se deu pelo prazer de correr e que já pratica o esporte há nove anos.
CORRER ATIVA O COMERCIÁRIO - Lilian Schiabi tem 47 anos de idade e ficou em terceiro lugar entre as comerciárias e pratica o esporte por prazer e pela saúde. Começou a praticar o esporte a partir da identificação de câncer de mama e passou a tomar gosto pela atividade. Ela disse ter sido surpreendida com a colocação obtida e depõe a favor da vida saudável a partir do esporte. Como é comerciária, anda muito e sobe escadas e ganha mais pique com a corrida. Lilian aponta a qualidade na alimentação como fator básico e começar pela caminha, depois passar para a corrida.
Ednaldo Elias Campos, 34 anos, corredor há dez, repetiu a façanha de Contagem, quando venceu a “Corrida e Caminhada do Sintracc, na modalidade 10 km para comerciários. O campeão, que corre, em média,15 provas por mês, dá uma dica: “saia do sofá e passe a praticar esporte, nem que seja caminhada”.
Valdir Marcos de Almeida, 35 anos, quarto colocado entre os comerciários que competiram em 10 km, disse ter gostado do percurso e da organização do evento. Corredor há sete anos, declarou que, antes de praticar corrida, andava, passando a participar de competições.
ANDAR, PRIMEIRO - Ivo Augusto Gonçalves, 63 anos, metalúrgico aposentado, declarou sair fortalecido após a participação na “I Corrida de Rua dos Comerciários de Belo Horizonte”. Praticante de corrida, ele anunciou o alcance da meta de percorrer 5km em menos de 30 minutos. O encontro de Ivo com a corrida partiu de um convite, que foi aceito e se transformou em prática esportiva.
Ailton São Pedro, 34 anos, atleta há 18, elogiou a organização do evento e o percurso. O corredor recomenda a quem pretende iniciar a praticar corrida que comece caminhando e cuide da alimentação, para depois passar a correr.
Adão Bernardes, diretor do SECBHRM, 52 anos, declarou a emoção de participar da “I Corrida de Rua dos Comerciários”, “que foi a primeira de muitas que virão”, disse. Praticante de corrida por duas vezes na semana, Bernardes parabenizou o presidente Cloves e o sindicato pela realização.
Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)